IMPERADOR DO JAPÃO ABDICA DE CARGO APÓS 30 ANOS NO PODER

Foto: Jiji Press

O Japão vive um momento histórico nesta terça-feira: pela 1ª vez, em 202 anos, a troca do imperador se dará pela aposentadoria e não pela morte. Após 30 anos no poder, o imperador Akihito, 85 anos, passa o milenar Trono do Crisântemo para seu filho mais velho, príncipe Naruhito, 59 anos. Em meados de 2016, Akihito manifestou seu desejo de deixar o cargo devido à idade avançada e a saúde debilitada.

A passagem marca o fim da Era Heisei e o início de uma nova era, batizada de Reiwa (junção das palavras ordem e harmonia). A nova época tem início na quarta-feira (1º de maio).Para oficializar a mudança no cargo, serão realizadas várias cerimônias de transição. A oficial será em outubro deste ano, com convidados de 200 países.

O governo gastou cerca de R$ 95 milhões para a celebração. Eis lista de comemorações ao longo do ano:

30 de abril: cerimônia de abdicação realizada no Palácio Imperial com participação de cerca de 300 pessoas. Akihito fará uma declaração final como imperador;
1º de maio: os camareiros imperiais vão transferir objetos do trono diante do novo imperador. Participação de pequeno grupo (realeza masculina adulta e representantes do governo);
4 de maio: o novo casal imperial (príncipe Naruhito e princesa Masako) faz sua 1ª aparição pública no Palácio Imperial;
22 de outubro: cerimônia oficial prevista para cerca de 3.000 pessoas;
14 e 15 de novembro: cerimônia do agradecimento.

A comemoração começou em 27 de abril, no início da chamada Semana Dourada (junção de 4 feriados nacionais japoneses). Serão 10 dias de feriado prolongado, até 6 de maio. Órgãos oficiais, escolas, bancos e creches não vão funcionar

Segundo a agência de viagens JTB Corp, 24,7 milhões de pessoas devem viajar para destinos dentro do país. O comércio também será movimentado, com a venda de itens comemorativos da nova era.

Monarquia japonesa

O país tem, atualmente, a monarquia hereditária mais longa do mundo –2,6 mil anos, segundo registros oficiais. É composta por Poder Executivo –primeiro-ministro, por 1 imperador, símbolo do Estado, que ocupa o Trono do Crisântemo e pelo Poder Legislativo.

O imperador Akihito está no trono desde 7 de janeiro 1989 –início da Era Heisei (que significa consolidação da paz). Ele sucedeu o pai, Hirohito, imperador japonês durante a 2ª Guerra Mundial que ficou o maior tempo no trono –63 anos (Era Showa).

Akihito anunciou sua saída em 1º de dezembro de 2017. Mas foi necessária a criação de uma lei exclusiva que o autorizasse a sair do cargo em vida.Desde a Constituição japonesa de 1947, o imperador não tem poder de decisão. Sem ser chefe de Estado, ele tem que cumprir com atribuições protocolares do cargo. É quem oficializa a nomeação do primeiro-ministro, dos membros do governo e do presidente do Supremo Tribunal. Também é responsável por abrir as sessões parlamentares, promulgar as leis e tratados, se encarregar das condecorações e receber as cartas credenciais dos embaixadores.

Fonte: Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo