DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DO TRABALHO; RN TEVE 3.700 CASOS EM 2018

Foto: Michelle Rincon/ Reprodução

O Rio Grande do Norte registrou cerca de 3.700 casos de acidentes de trabalho em 2018. Destes, 2.486 ocorreram no próprio ambiente de trabalho. Ainda foram registradas 18 mortes em razão destes acidentes. Os números foram divulgados pela Delegacia Sindical RN do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e vieram à tona neste final de semana em razão do ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho’, que é celebrado neste domingo, dia 28 de abril.

Para o chefe da Seção de Inspeção do Trabalho do RN, Calisto Torres Neto, acidentes de trabalho não são episódios fortuitos. “São decorrentes da falta de organização no trabalho, da concepção errada dos postos de trabalho e da pressão exercida sobre o indivíduo para o cumprimento de metas”, afirmou. “E também são decorrentes de jornadas exaustivas e da falta de treinamento para executar a tarefa”, acrescentou.

Ainda de acordo com Calisto, “onde ocorrem acidentes, impera o improviso, a falta de planejamento e com muita frequência o completo descaso com as medidas de segurança e de saúde nos ambientes de trabalho”.

A fiscalização do trabalho realizada pela Auditoria-Fiscal do Trabalho é uma medida importante para prevenção e redução dos casos. “Em 2018, a Inspeção do Trabalho do Rio Grande do Norte identificou 4.872 irregularidades em segurança e saúde nos postos de trabalho.

No Brasil, a cada 49 segundos ocorre um acidente de trabalho. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018, o país registrou neste período 4,7 milhões de acidentes de trabalho. Nesse período também ocorreram mais de 17 mil acidentes fatais.

Abril Verde

Neste domingo (28) é celebrado o ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho’. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003. Desde 2005 a data existe também no calendário oficial nacional.

A data também faz relembrar casos graves de acidentes de trabalho ocorridos recentemente, como os trabalhadores que perderam a vida no maior acidente de trabalho da história do país, com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), além dos 10 atletas, garotos entre 14 e 16 anos da categoria de base do Flamengo, que foram vítimas de um incêndio no centro de treinamento do clube, no Rio de Janeiro.

O Abril Verde é um mês de mobilização para prevenção de acidentes e adoecimentos no trabalho, marcado por ações de sensibilização da sociedade sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Uma das atividades realizadas durante o mês foi o VI Seminário Norte-Riograndense de Saúde e Segurança do Trabalhador, que ocorreu entre os dia 24 e 25, no auditório do Campus Central do IFRN.

Fonte: G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo