MERCADO ESTIMA PIB MENOR EM 2019 PELA 11ª VEZ SEGUIDA

Analistas do mercado financeiro revisaram de 1,49% para 1,45% a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019, segundo projeções compiladas pelo Boletim Focus e divulgadas nesta segunda-feira, 13, pelo Banco Central. Foi a 11ª revisão consecutiva para baixo no índice que mede o crescimento da economia brasileira.

Em 2019, os economistas ouvidos pelo BC já chegaram a prever o PIB em 2,57%, na segunda semana do governo Jair Bolsonaro. No fim do ano passado, a expectativa para o crescimento da economia em 2019 era de 2,55%. Porém, desde 6 de março, semanalmente a previsão para o PIB é revista para baixo. O Produto Interno Bruto é a soma de todos os produtos e serviços produzidos no Brasil em um ano para medir o valor da economia.

Para 2020 e 2021, os economistas consultados pelo BC mantiveram a previsão estável em 2,50% para os próximos dois anos.

Inflação e juros

Os outros indicadores que compõem o Boletim Focus ficaram estáveis na semana, de acordo com as projeções do mercado. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) teve a previsão mantida em 4,04% e segue abaixo da meta de inflação estipulada pelo governo, mas dentro da margem de segurança.

Para este ano, a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 4,25%. O intervalo de tolerância é entre 2,75% e 5,75%, 1,5 ponto porcentual para cima ou para baixo.

A Selic, taxa básica de juros da economia, foi mantida em 6,5% para o fim deste ano, o menor patamar da história. Desde março do ano passado, a Selic está em 6,5% O dólar comercial também ficou estável e deve terminar o ano vendido a 3,75 reais

Fonte: Veja.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo