COSERN REALIZA “OPERAÇÃO FESTAS” PARA REFORÇAR CONFIABILIDADE DO SISTEMA ELÉTRICO NO PERÍODO JUNINO EM TODO ESTADO

Foto: Canindé Soares

Os festejos juninos tomaram conta do Rio Grande do Norte e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, realizou um trabalho de inspeção e manutenção para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico potiguar e garantir o brilho, a energia e a segurança em todas as regiões do estado.

Batizada de “Operação Festas”, a ação mobilizou diversos setores da concessionária potiguar e concentrou-se, principalmente, naqueles municípios onde há eventos de maior porte tais como Mossoró, Natal e Assu.

De forma geral, a Cosern realizou:

 Inspeção visual e termográfica nas subestações e linhas de transmissão que suprem os maiores centros urbanos do Estado;

 Inspeção visual e termográfica nos alimentadores que atendem áreas de concentração turística;

 Revisão preventiva dos equipamentos telecomandados da rede de distribuição;

 Revisão preventiva nas três subestações móveis que ficam estacionadas e de sobreaviso em Natal, Caicó e Mossoró;

 Poda de árvores quando necessário; e

 Reforço das equipes de plantão.

Dicas de segurança Cosern para o período junino:

  • Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.
  • Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.
  • Ao enfeitar ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços, utilize materiais que não sejam condutores de corrente elétrica e nunca amarre os adereços em postes e fios. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano e artifícios de decoração próxima à rede elétrica.
  • Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.
  • Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraias ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo