COSERN REFORÇA ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PREVENIR ACIDENTES DURANTE AS FESTIVIDADES JUNINAS

Fotos: Canindé Soares/ Divulgação

O período dos festejos juninos chega ao seu ponto máximo no próximo final de semana e Cosern, empresa controlada pela Neoenergia, intensifica o trabalho educativo de conscientização sobre a importância do uso seguro de energia elétrica. Em quase todas as cidades do Rio Grande do Norte são realizados eventos de médio e grande porte e o alerta vale para todas as pessoas envolvidas na realização e na participação das festas.

Durante os festejos juninos, os principais riscos – que podem ser evitados com as orientações de segurança da Cosern – são aqueles que envolvem a instalação da decoração típica, o manuseio de fogos próximos à rede elétrica, a iluminação de ruas e quadras esportivas que se transformam em palco para as quadrilhas e das barracas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício.

Confira as orientações de segurança da Cosern:

 Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.

Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.

Ao enfeitar ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços, utilize materiais que não sejam condutores de corrente elétrica e nunca amarre os adereços em postes e fios. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano e artifícios de decoração próxima à rede elétrica.

Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.

Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraias ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Procure uma Loja de Atendimento da Cosern para solicitar a ligação provisória de energia com até três dias de antecedência.

Em caso de acidentes, a Cosern reforça os seguintes alertas:

Não se aproxime de fios caídos, isole o local e não deixa outras pessoas se aproximarem.

 Ligue imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo