INSCRIÇÕES PARA SEGUNDA EDIÇÃO DO SISU ESTÃO ABERTAS

Foto: Reprodução

A partir desta terça (4/6) estão abertas as inscrições para a segunda edição do Sisu de 2019. Os selecionados ingressam na faculdade já no segundo semestre deste ano. Para se candidatar e concorrer às vagas, basta ter feito o Enem em 2018 e obtido nota maior que zero na redação. As inscrições estarão abertas até sexta-feira (7/6) e, ao todo, são ofertadas 58.673 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o Brasil.

Na hora de se inscrever, o candidato precisará inserir no site do Sisu seu número de inscrição no Enem 2018 e senha. O candidato poderá escolher duas opções de curso em qualquer uma das instituições, e é possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições. Fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 10/6.

Notas de corte

Durante os três dias, o Sisu calcula uma vez ao dia a estimativa de nota de corte para cada curso — que corresponde à menor nota entre os potencialmente selecionados. Essas notas são uma estimativa e variam ao longo dos dias conforme os estudantes se inscrevem ou mudam suas opções de curso.

Peso

Algumas instituições adotam ainda pesos diferenciados para cada área do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Reserva de vagas

Todas as universidades participantes do Sisu adotam a Lei de Cotas e, portanto, reservam vagas para candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas. Dentre essas vagas, 50% são destinadas àqueles que possuem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Há ainda outros critérios a partir dessas vagas reservadas por lei, como reserva para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas ou para pessoas com deficiência.

Calendário

Inscrições: 4 a 7 de junho

Resultados: 10 de junho

Matrículas: 12 a 17 de junho

Lista de espera: De 11 a 17 de junho para manifestar interesse

Fonte: Guia do Estudante

One response to “INSCRIÇÕES PARA SEGUNDA EDIÇÃO DO SISU ESTÃO ABERTAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo