MAIA DIZ QUE INCLUSÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA PREVIDÊNCIA SÓ PASSA NA CÂMARA COM APOIO DE GOVERNADORES DO NORDESTE

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, pretende mandar a proposta de reforma para o Senado no dia 8 de agosto Foto: Jorge William / Agência O Globo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira que uma possível inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência só será aprovada na Casa com o engajamento dos governado

Presidente da Câmara diz que, sem participação dos chefes dos executivos estaduais, inserção é obstáculo ‘quase intransponível’

Em entrevista à GloboNews, Maia citou os governadores petistas Wellington Dias (PI) e Camilo Santana (CE) como defensores da reforma, mas cobrou que os chefes dos executivos estaduais convençam os parlamentares de suas bancadas para que a possibilidade de inclusão tenha sucesso.

– O tema dos estados tem dois obstáculos enormes. Vimos na própria votação da reforma federal  temas muitos sensíveis, que são professores e policias militares. Um tema que foi problema também no primeiro turno (na Câmara) é a relação de parlamentares do Nordeste com governadores. Para que essa reforma (seja aprovada), voltando do Senado, vai precisar ter mobilização grande dos governadores do Nordeste. Senão, é obstáculo muito difícil. Se for tratar de professor e PM, não é fácil. Bancada da segurança pública tem voto pata suprimir o que quiser. E hoje acho muito difícil que um tema que trate de professor tenha sucesso no plenário da Câmara. Ou Senado vai construir texto que não trate diretamente desses dois temas, que trate da alíquota extraordinária… Com temas mais objetivos, acho muito difícil. E sem a participação dos governadores do Nordeste, acho quase intransponível colocar estados na reforma – afirmou Maia. 

A reforma foi aprovada semana passada no plenário da Câmara com 379 votos favoráveis. Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), é necessário um novo turno de votação, o que vai ocorrer em agosto, na volta do recesso.

O presidente da Câmara reafirmou que, nos últimos dois meses, a relação do Parlamento com o Poder Executivo melhorou, mas ressaltou que faltam ao governo projetos além da agenda proposta pela equipe econômica. Segundo ele, outros ministérios precisam entrar em ação para resolver questões concretas, como o desemprego.

– Um país em que havia expectativa de crescimento de 2,5% e está caindo para zero, tem alguma coisa errada com o governo. Estamos (Câmara) colaborando, fizemos a Previdência. Até início de agosto, vamos ter projetos que consideramos importantes para a infraestrutura, para ajudar com a pauta. Se o Parlamento está trabalhando, e a gente tem a economia parada, quem está cuidando do desempregado, das pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza? As pessoas que voltaram a ter fome? Quem está articulando isso com prefeitos e governadores? Governo ficou focado nos nichos e não focou em politica macro nas áreas que já citei – disse Maia.

Em um dos momentos da entrevista, Maia foi perguntado sobre a relação pessoal com Bolsonaro e brincou dizendo que, ao acordar, sempre checava se havia mensagens do presidente em seu WhatsApp, mas não as encontrava. Na volta de um intervalo do programa, o presidente da Câmara contou que acabara de receber uma mensagem do presidente com um “Te amo”, seguido por uma risada. Maia disse que respondeu ao texto com a imagem de um coração.

Por O Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo