PARAPAN 2019: TOCHA É ACESA A TRÊS DIAS DO INÍCIO DO TORNEIO

Lima 2019/Fotos Públicas

A tocha parapan-americana, símbolo que incorpora o espírito de festa para os esportes mais importantes do continente, foi acesa na tarde desta terça-feira (20), no Templo de Pachacámac, em evento que recuperou os aspectos milenares da cidade de Lima.

A partir de hoje(21), a chama inicia sua trajetória e passará pelos lugares mais emblemáticos da capital peruana. A cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos acontecerá nesta sexta-feira (23), às 21h (de Brasília).  

A realização do marco contou com a presença de autoridades importantes da comunidade pan-americana. O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, participou da festividade; além dele, também compareceram a presidente do Comitê Paralímpico das Américas, Julie Dussliere; o presidente do Comitê Organizador de Lima 2019, Carlos Neuhaus; o prefeito de Lima, Jorge Muñoz; Lucha Villar, presidente da Associação Paralímpica Nacional do Peru; prefeitos distritais, autoridades dos Comitês Paralímpicos que estão no país, bem como o chefe do Conselho Nacional para a Integração das Pessoas com Deficiência (CONADIS), Darío Portillo e a diretora do Museu Pachacámac, Denise Pozzi Escot, completaram a extensa lista de convidados.

Carlos Neuhaus destacou toda a história por trás dos locais escolhidos pela organização do torneio, que manterá vivo o apelo promovido anteriormente pelos Jogos Pan-americanos. “Estamos orgulhosos de acender esta chama. Desta vez, estamos em um lugar como Pachacámac, com mais de 1500 anos de história. Qual outro local para fazer isso a não ser aqui, um centro cerimonial e religioso? Esta tocha passará por Lima e visitará lugares emblemáticos. Esta é uma amostra da nossa cultura. Por isso, também queremos que as delegações tirem a melhor lembrança de suas vidas”, disse.

Com a representação da narrativa inca, o evento criou uma atmosfera festiva onde os presentes conseguiram se conectar com os mais de dois mil anos de tradições, liturgias e expressões artísticas que definiram a cultura peruana até os dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo