GOVERNO PREPARA PACOTE DE MEDIDAS PARA DINAMIZAR MERCADO DE TRABALHO, DIZ ROGÉRIO MARINHO

Foto: Arquivo/ Marcelo Camargo

O governo vai anunciar no próximo mês uma série de medidas para dinamizar o mercado de trabalho , iniciativa que o ministro Paulo Guedes , da Economia, chama de “choque de emprego “. Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, pontos como qualificação de trabalhadores, acesso a microcrédito e criação de novas vagas serão contemplados pelo “choque”. Marinho , porém, não deu mais detalhes sobre o programa.

Em paralelo a isso, o governo vai revisar o sistema de cotas para menores aprendizes e pessoas com deficiência nas empresas. De acordo com o secretário, a revisão não significa uma mudança no percentual obrigatório de contratação definido por lei. A regra estabelece um percentual 5% de contratação de pessoas com deficiência para empresas com mais de mil funcionários, por exemplo.

– Nós não estamos preocupados em diminuir o percentual (de contratação por lei), isso é uma questão que está sacramentada. Mas há a necessidade de racionalizar a forma como essa situação se dá. Existem empresas que, pela sua diversidade e a sua complexidade, tem dificuldade de cumprir essas cotas,  e nós temos que buscar alternativas para não perdermos essa possibilidade, afirmou Rogério Marinho após realizar uma palestra no IV Fórum Nacional do Comércio, em Brasília.

Ainda de acordo com Marinho, quase 400 mil vagas de emprego geradas do ano passado para cá para pessoas com deficiência não foram preenchidas.

O secretário também informou que o governo quer rever as regras de afastamento por acidente de trabalho. A ideia é que o trabalhador possa ser reabilitado para assumir uma atividade diferente da que acarretou o acidente.

– Hoje, a reabilitação (de trabalhadores) no Brasil é de menos de 1%. A situação é impactante, frustrante, para o mercado de trabalho, para a Previdência e para as pessoas que estão impactadas (por situações que demandem reabilitação).

Por Renata Vieira/O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo