NÍSIA FLORESTA – PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA EVENTO CÍVICO ALUSIVO AO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta sexta-feira(06), desfile cívico alusivo ao 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822.

A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por Dom Pedro I às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, motivada pela vontade de conquistar a autonomia política pertencente a Portugal.

O prefeito Daniel Marinho participou do desfile teve como principal enredo a busca da paz, o patriotismo, respeito, fraternidade, amizade e amor, recursos que estabelecem a preservação dos valores religiosos, familiares e de cidadania.

A escritora que deu nome ao município e lutou pela educação para as mulheres foi a ilustre homenageada durante o desfile. Nísia Floresta, insatisfeita com a falta de acesso, a má qualidade e a perspectiva patriarcal do ensino para as meninas, criou em 1838 uma escola para elas. Enquanto outras escolas para mulheres preocupavam-se basicamente com costura e boas maneiras, a de Nísia ensinava línguas, ciências naturais e sociais, matemática e artes, além de desenvolver métodos pedagógicos inovadores. Uma afronta à ideologia dominante de que esses saberes caberiam somente aos homens, restando às mulheres aprenderem os cuidados do “lar” e as virtudes morais de uma boa mãe e esposa.

Apesar de suas limitações a Secretaria Municipal de Educação vem avançando com inovações em favor da comunidade estudantil, integrando ao plano pedagógico atividades cívicas e sociais que possibilitam o engajamento dos educandos do município no contexto social, momentos que despertam na juventude sentimentos de amor à terra onde residem.

O evento cívico de Nísia Floresta reuniu toda a rede de ensino pública e privada, além de contar com as apresentações de bandas marciais, que durante todo o percurso do desfile apresentaram diferentes evoluções.

O momento também favoreceu para mostrar as ações empreendidas pelo poder público municipal, a exemplo dos programas sociais e assistenciais, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que realiza atendimentos em grupos, tais como atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. No âmbito da gestão esse serviço é ofertado por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS.

A atitude do prefeito Daniel Marinho, em apoiar e incentivar a discussão sobre ética, cidadania e símbolos pátrios, por meio de desfiles e de qualquer outra manifestação coletiva, estimula no indivíduo, desde cedo, a desenvolver atitudes e ações a fim de construir um ambiente mais democrático e humanizado na terra onde se vive. São ações simples assim que despertam na criança o amor à escola e o respeito aos mestres, colegas e  familiares.

Além do prefeito Daniel Marinho o evento cívico foi prestigiado pela vice-prefeita Hallina Dantas, o ex-prefeito João Lourenço, vereadores Polyana Dias, Nêgo de Batista, Luiz Henrique, Zé Nilton e Bilu, além de secretários municipais, servidores do Executivo e populares.

PREFEITO QUE TRABALHA MOSTRA O QUE FAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo