JUNTA COMERCIAL DO RN COMEMORA 120 ANOS COMO A QUARTA MAIS ÁGIL NO BRASIL

A Jucern – Junta Comercial do Rio Grande do Norte – comemorou seus 120 anos contabilizando um aumento de 13% de solicitações de abertura de novas empresas neste semestre, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Na manhã desta sexta-feira (13), a governadora Fátima Bezerra participou da solenidade que marcou o aniversário do órgão e destacou a importância da instituição que há mais de um século, sempre no bairro da Ribeira, tem sido o termômetro do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

Com sede na avenida Duque de Caxias, 214, a Junta Comercial é um órgão descentralizado e todos os 167 municípios do RN estão integrados ao sistema de abertura, alteração e baixa de empresas, tanto fisicamente, em Natal e nos escritórios regionais, quando com a utilização de ferramentas digitais, como o portal Redesim.

O presidente da Jucern, Carlos Augusto de Paiva Maia, afirmou que a média de atendimento para a abertura de uma nova empresa é de menos de uma hora. “A Jucern registrou tempo recorde de tramitação de processos: 57 minutos e 33 segundos, incluindo nesse prazo a resolução de exigências. A agilidade tem sido nosso diferencial”, comparou.

O portal Redesim Rio Grande do Norte é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores – Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. Já o Escritório do Empreendedor é uma das inovações da Jucern e reúne os serviços de órgãos presentes no processo de abertura, alteração e baixa de empresas em um só local.

Possui duas unidades, uma em Natal e outra em Mossoró, e cria um ambiente seguro para as empresas, favorecendo a geração de emprego e renda. O Escritório também é um espaço de orientação para empreendedores que desejam ampliar ou expandir um negócio. Em Natal, o Escritório do Empreendedor já passou dos mais de 80 mil atendimentos. Em Mossoró, a média é de 1.500 atendimentos por mês.

A Junta Comercial, autarquia que integra a Administração Indireta do Estado e é subordinada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Proporciona um ambiente moderno e estratégico, receptivo a mudanças e adaptações necessárias para cumprir o papel de impulsora do desenvolvimento econômico. No primeiro semestre de 2019, foram feitas 3.608 solicitações de abertura de empresas em todo o RN.  O número é 13% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

O setor de serviços representa 50% do total de novos negócios, seguido pelo comércio, com cerca de 30%. Enquanto isso, houve 2.336 pedidos de baixa, e o comércio foi o setor mais atingido. Os números não incluem os Microempreendedores Individuais (MEI).

 O principal objetivo das Juntas Comerciais é registrar o nascimento de cada novo negócio, dando existência legal e possibilitando mais oportunidades de crescimento. A Junta Comercial do Rio Grande do Norte foi criada com a lei 132, de setembro de 1899, mas só é devidamente instalada em março de 1900, ocupando prédio localizado na Rua do Comércio, atual Rua Chile, na Ribeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo