‘LÍDERES DO BRICS FAZEM REUNIÃO DE CÚPULA FECHADA NO ITAMARATY

Presidentes Jair Bolsonaro, Vladimir Putin (Rússia), Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul), antes da reunião dos Brics no Itamaraty, em Brasília / Foto:Ueslei Marcelino/Reuters

Líderes do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegaram na manhã desta quinta-feira (14) ao Palácio Itamaraty, em Brasília, para a 11ª reunião de cúpula do bloco.

À frente da presidência rotativa do Brics, o presidente Jair Bolsonaro é o anfitrião do encontro que trouxe ao Brasil os presidentes de Rússia, Vladimir Putin; da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Cyril Ramaphosa; e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Fundado informalmente em 2006, como Bric, o bloco de países emergentes na área econômica agregou a África do Sul em 2011, passando a se chamar Brics.

Os líderes dos cinco países cumprem agendas desde quarta em Brasília, quando participaram de um fórum empresarial do Brics e jantaram no Itamaraty, sede do ministério das Relações Exteriores.

No fórum empresarial, os chefes dos países do Brics defenderam ampliar as relações comerciais entre si, com críticas ao protecionismo, feitas por Xi Jinping e Putin.

Nesta quinta, ocorrem as reuniões dos chefes de Estado e de governo. A 11ª cúpula tem como tema “crescimento econômico para um futuro inovador” e discutirá o aumento da cooperação entre os países, em especial nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, saúde e combate à corrupção e ao terrorismo.

Os presidentes e o primeiro-ministro indiano terão duas reuniões na manhã desta quinta, sendo uma delas a portas fechadas. Eles também farão uma conversa sobre o conselho empresarial do Brics e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do bloco. Ainda haverá um almoço oferecido por Bolsonaro às demais autoridades. Com informações do G1/Política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo