PREFEITURA DE LAGOA SALGADA ABRE PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A Prefeitura Municipal de Lagoa Salgada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (11), a abertura da campanha Novembro Azul na Unidade Básica de saúde(UBS) do Felizbela, dando início a semana de auto cuidado e prevenção do câncer de próstata.

Com o  objetivo de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com maior frequência, a programação da campanha Novembro Azul contou com palestra, atendimento médico, café da manhã,e a participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com ações educativas e recreativas de prevenção contra o câncer de próstata.

Dentro do Movimento Mundial do Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Salgada alerta a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que tem o dia 27 de novembro marcado como Dia Nacional e Internacional da Luta contra o Câncer.

A campanha, que lembra a importância da prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem, durante todo o mês de novembro terá atividades  sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Para diagnosticar precocemente os casos é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo