FIART É OFICIALMENTE ABERTA COM EXPECTATIVA DE MAIS DE R$ 7 MILHÕES EM VENDAS   

A governadora Fátima Bezerra abriu oficialmente a 25ª Fiart – Feira Internacional de Artesanato no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, em Ponta Negra.

O Governo do RN ampliou a participação dos artesãos potiguares trazendo representações de 26 municípios, beneficiados no programa de territórios da cidadania promovido pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), além de artesãos de vários estados brasileiros e de pelo menos onze países.

Nesta edição, a Fiart homenageou treze Mestres Artesãos como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Norte. Os artistas receberam da governadora e de outras autoridades uma comenda em reconhecimento ao seu trabalho para a cultura e história potiguar. O Mestre Artesão é o título conferido àqueles que se destacam em seu ofício, reconhecidos pela comunidade e pela academia, e são responsáveis também por repassar os conhecimentos fundamentais da sua atividade para as novas gerações.

A Fiart terá programação cultural diversificada e com mostra folclórica, seminário, cortejos, oficinas e shows. Na praça de alimentação, itens da culinária nordestina e opções para degustação de cervejarias artesanais. Os visitantes podem ver e comprar o que há de melhor no artesanato do Rio Grande do Norte, do Brasil e países como a Colômbia, Dubai, Paquistão, Quênia, Senegal, Egito, Coreia, Indonésia, Japão, Tailândia e Peru.

Após a solenidade, a governadora visitou a feira, como costuma fazer todos os anos, conversando com expositores. Entre eles, estava Dona Maria de Lourdes, rendeira da Vila de Ponta Negra, de 86 anos de idade e que participa desde a primeira edição da Fiart fazendo renda de bilro.  O evento é um incentivo para que a idosa permaneça ativa. Já o artesão Claudio da Silva, do Paço da Pátria, trabalha com argila e criou, em minutos, um casal de pássaros para presentear a governadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo