INSTITUTO NEOENERGIA, COSERN E GOVERNO DO RN ENTREGAM NOVA ILUMINAÇÃO DO MEMORIAL CÂMARA CASCUDO EM NATAL

O Instituto Neoenergia, braço de atuação social do grupo controlador da Cosern, e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte inauguraram na noite desta quinta-feira (13) o novo projeto luminotécnico cultural do Memorial Câmara Cascudo, localizado no Centro Histórico de Natal.

A nova iluminação cultural do Memorial, composta por 53 refletores de LED e com sensores automáticos que representam uma economia de até 65% no consumo de energia do prédio, faz parte de um programa de valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural de monumentos localizados nos estados de atuação da Neoenergia.

Estiveram presentes ao evento o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, o Presidente da Fundación Iberdrola España, Fernando Garcia, o Diretor do Comitê de Fundações Iberdrola, Ramon Castresana, a Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antônio Ciarlini, a Governadora Fátima Bezerra, o Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o Senador Jean Paul Prates, além de artistas, intelectuais e colaboradores da Neoenergia e da Cosern.

Para o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, a relação entre a distribuidora potiguar e o maior folclorista brasileiro vem de longa data. “Já patrocinamos a publicação de 10 livros de Câmara Cascudo que estavam esgotados em 2008 e 2010, apoiamos mais de 250 projetos por meio da Lei Estadual que leva o nome dele nas últimas duas décadas e agora juntamos energia e cultura na iluminação desse monumento que guarda a memória do maior intelectual potiguar no Centro Histórico de Natal”, disse Ciarlini, que também lembrou das crônicas sobre a chegada da energia elétrica em Natal escritas por Câmara Cascudo em diversos jornais.

A Governadora Fátima Bezerra encerrou os discursos agradecendo a Iberdrola, a Neoenergia e a Cosern pelo gesto. “Precisamos que mais segmentos da iniciativa privada sigam o exemplo da Cosern, essa empresa que há muitos anos é sinônimo de apoio à cultura do Rio Grande do Norte”, disse a Governadora.

Estiveram presentes ao evento a Governadora Fátima Bezerra, o Senador Jean Paul Prates, o Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, o Presidente da Fundación Iberdrola España, Fernando Garcia, diretores do Instituto Neoenergia e da Cosern, além de artistas, intelectuais e colaboradores da Neoenergia e da Cosern.

Sobre o edifício

Construído em 1857 para abrigar a Thesouraria da Fazenda Real durante o Império, o prédio de estilo neoclássico já sediou a Delegacia Fiscal (1952-1955), e o Quartel General do Exército (1955-1977). Desde 1987, abriga o Memorial Câmara Cascudo, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do maior folclorista brasileiro. O local já abrigou também a biblioteca particular de Luis da Câmara Cascudo, com cerca de 10 mil volumes, que hoje está instalada no Instituto Ludovicus, residência de Câmara Cascudo, na Ribeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo