CORONAVÍRUS: MINISTRA JAPONESA ADMITE CHANCE DE ADIAMENTO DA OLIMPÍADA

A pergunta inevitável do momento é se os Jogos de Tóquio-2020 estão ameaçados pelo coronavírus, que já causou mais de 3000 mortes no mundo, sendo seis no Japão. A dúvida paira há semanas e é o principal ponto de uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) que começa nesta terça-feira 3 em Lausanne, na Suíça. Pela primeira vez, um membro da organização admitiu a possibilidade de adiamento.

Seiko Hashimoto, ex-patinadora e ministra das Olimpíadas no Japão, revelou que existe a possibilidade, prevista em contrato, de que a competição seja postergada em alguns meses. “O COI tem o direito de cancelar os jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade dos Jogos serem adiados, contanto que sejam realizados durante esse ano”, explicou Hashimoto, durante evento na sede do poder legislativo do país. “Estamos fazendo o máximo de esforços para que não tenhamos de encarar essa situação”, completou.

Na última sexta-feira, o presidente da entidade, Thomas Bach, demonstrou otimismo e afirmou que o “COI está completamente determinado a celebrar com sucesso os Jogos de Tóquio a partir de 24 de julho”, e até 9 de agosto. “A prioridade no momento é assegurar que os processos de classificação (para os Jogos) sejam desenvolvidos, garantindo a proteção da saúde dos atletas”, acrescentou.

Publicidade

Outro membro do COI, o canadense Dick Pound, indicou horas antes que sua instituição não considera adiar ou cancelar os Jogos e não recebeu nenhuma indicação nesse sentido da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Possibilidade de portões fechados

Sem apresentar um calendário preciso, Dick Pound, um ex-nadador de 77 anos e integrante mais velho do COI, acrescentou que “a qualquer momento, seja dois meses ou um mês, alguém terá que dizer ‘Sim’ ou ‘Não’” sobre a disputa dos jogos.

Atletas e federações nacionais e internacionais estão preocupados. Várias provas classificatórias para os Jogos programadas para ocorrerem na China, onde surgiu a epidemia, foram adiadas ou realocados, assim como na Coreia do Sul.

Publicidade

Outros eventos deveriam ser realizados no Japão antes dos Jogos e já estão ameaçados, como os ‘eventos-teste’ de natação, pólo aquático e saltos ornamentais, organizados pela Federação Internacional de Natação (Fina).

As provas de ginástica artística e rítmica, organizadas em conjunto com a Federação Internacional de Ginástica (FIG), estão agendadas de 4 a 6 de abril e podem ser realizadas com portões fechados.

“Muitas federações estão confusas”, disse o chefe de uma federação internacional que prefere permanecer anônimo. “Recebemos informações do COI em relação à saúde, mas não sobre o aspecto esportivo”, no momento em que vários torneios pré-olímpicos ainda precisam ser disputados.

Do Veja-Abril.com/Msn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo