ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE REITERA IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO PARA COMBATER CORONAVÍRUS

Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde(OMS) reforçou, nesta quarta-feira (25), a importância das medidas de isolamento social. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, disse que pedir para as pessoas ficarem em casa está fazendo efeito.

“Interromper o movimento da população faz ganhar tempo e reduzir a pressão nos sistemas de saúde”, disse.

O chefe da OMS, no entanto, ressaltou que medidas de isolamento sozinhas não vão acabar com a pandemia. Ele pediu aos governos que introduziram esse tipo de recurso que usem o tempo para atacar o vírus.

Para isso, sugeriu algumas ações. Entre elas, aumentar a quantidade de profissionais de saúde e treiná-los, aumentar a produção e a disponibilidade de testes, identificar todos os casos suspeitos, isolar infectados e quem teve contato com eles.

“A última coisa que um país precisa é abrir escolas e empresas, e ser forçado a fechá-las novamente por causa de um ressurgimento do surto”, afirmou Tedros Adhanom.

Questionada sobre as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro, a OMS não quis falar diretamente sobre o Brasil. O chefe de Serviços de Emergência, Michael Ryan, respondeu: “Eu acho que já falamos sobre questões como essa antes. Nós confiamos que todos os governos vão tomar as ações apropriadas. Nós também entendemos a situação terrível que os países enfrentam para proteger as economias e os sistemas sociais. Mas temos que focar primeiro em parar essa doença e em salvar vidas”.

Depois, o diretor-geral completou: “temos que ter todos os setores importantes trabalhando juntos para controlar essa pandemia – e não falo só dos governos. Precisamos do esforço da comunidade. Esse vírus é muito perigoso, já estamos dizendo há meses. Esse vírus é o inimigo público número um. Temos dito que a janela de oportunidade está diminuindo. É uma responsabilidade de todos, especialmente a liderança política é chave”, afirmou Tedros Adhanom.

Do Jornal Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo