PAPA FRANCISCO TEM UM RESFRIADO, DIZ VATICANO APÓS NOTÍCIA SOBRE TESTE DE NOVO CORONAVÍRUS

Papa está resfriado e cancela participação em retiro espiritual — Foto: Vatican Media/via Reuters

O Papa Francisco está resfriado, com sintomas que não se assemelham a outras patologias, disse nesta terça-feira (3) o Vaticano. Pela manhã, a imprensa italiana havia antecipado que o líder da Igreja Católica teria sido testado para o novo coronavírus e seus exames deram negativo.

“O resfriado que o Santo Padre foi diagnosticado está evoluindo sem sintomas relacionados a outras patologias”, disse o porta-voz Matteo Bruni. Segundo a agência France-Presse, fontes do Vaticano consideram “improvável” a publicação de um boletim de saúde do chefe da Igreja Católica.

Na semana passada, o pontífice de 83 anos cancelou uma missa e algumas audiências por causa de uma “leve indisposição”. No domingo (1º), ele fez a sua primeira aparição pública e afirmou que estava resfriado. Durante oração do Angelus, oficiada na Praça de São Pedro pela janela do Palácio Apostólico, ele teve dois acessos de tosse.

Por causa do resfriado, ele desistiu de participar do retiro quaresmal de seis dias em Ariccia, ao sul de Roma, e que faria os “exercícios espirituais” de sua residência na Cidade do Vaticano. Essa foi a primeira vez que o líder católico perdeu esse retiro desde sua eleição em março de 2013.

Na missa de Quarta-Feira de Cinzas em Roma, o papa foi visto tossindo e espirrando. Na quinta, ele deixou de participar de uma missa na basílica de São João de Latrão. O motivo informado pelo Vaticano foi uma “leve indisposição”. Na sexta, ele suspendeu audiências que estavam previstas.

O afastamento do pontífice de suas atividades acontece em um momento em que a Itália enfrenta um surto de contaminações pelo Covid-19. O país já registrou 52 mortes e mais de 2 milcasos de contágio. Cerca da metade desses casos não apresentou sintomas.

Na sexta-feira (27), em meio às especulações de que Francisco tivesse sido contaminado, o porta-voz Matteo Bruni já tinha negado.

Papa Francisco limpa o nariz durante cerimônia da Quarta-feira de Cinzas, no dia 26, que abriu o período da Quaresma, na Basílica de Santa Sabina, em Roma — Foto: Gregorio Borgia/AP

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo