PRESIDENTE DA AMLAP PARTICIPOU DE REUNIÃO COM PODERES PARA DISCUTIR COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS

O prefeito do município de Brejinho e presidente Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potigura – AMLAP, João Gomes, participou na tarde desta segunad-feira(16), de uma reunião coordenada pelo Governo do Estado, que reuniu representantes dos poderes, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, associações de prefeituras e outras entidades para alinhar a necessidade de ação conjunta para combater o novo coronavírus no Rio Grande do Norte.

O encontro conduzido pela governadora Fátima Bezerra(PT) anunciou a criação de um comitê, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para debater as medidas necessárias no enfrentamento ao coronavírus.

Na ocasião, João Gomes destacou a importância do encontro e sugeriu ao comitê uma maior atenção aos idosos, dizendo que em muitos municípios pessoas com idade acima de 60 anos passam um longo tempo nas filas dos postos dos correios, quando chega a data do recebimento da aposentadoria ou benefício. Para o representante da Asociação que agrega 31 municípios, os idosos devem receber o primeiro atendimento em todos os serviços que necessitarem, uma vez que são mais afetados com a ação do Covid-19.

Em Brejinho, o gestor municipal determinou a suspensão de todas as atividades coletivas envolvendo idosos, medida que resguarda a saúde desse público mais afetado com a pandemia.

Até o início desta semana, a Sesap registrou um caso importado do novo coronavírus no RN – a paciente já não apresenta mais os sinais e sintomas e já foi liberada do isolamento domiciliar – e investiga, até o início da noite desta segunda-feira, outros 32 casos.

Alinhado aos poderes e órgãos, o Governo acertou a criação de uma campanha massiva de comunicação para atingir todo o estado. “Vamos montar essa campanha educativa para sensibilizar a população. E para isso precisamos também das prefeituras, que têm a maior rede de prestação de serviços na saúde”, completou a governadora.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Assembleia Legislativa do RN Ezequiel Ferreira de Souza, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE-RN) conselheiro Poti Júnior, o defensor público-geral Marcus Vinícius Alves, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN) Xisto Tiago Medeiros e a procuradora do Ministério Público Federal no RN (MPF-RN) Caroline Maciel.

Os municípios foram representados pelos prefeitos Rosano Taveira (Parnamirim), Fernando Cunha (Macaíba), Paulinho Emídio (São Gonçalo do Amarante), Sally (Cruzeta), Chilon Batista (Timbaúba dos Batistas), Alessandru Alves (Campo Redondo), João Gomes (Brejinho), Modesto Macedo (Tibau do Sul), Joaz Oliveira (Extremoz) e Amarildo Filho (Caiçara do Norte) e o vice-prefeito de São José de Mipibu, José Figueiredo. Também fizeram parte do encontro, o  presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Alexandre Soares, a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Natal Nina Souza, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e secretária de saúde de Doutor Severiano Maria Eliza Soares, a presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN (CES-RN) Geolípia Jacinto e o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn) Manoel Cândido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo