SESAP E UFRN ASSINAM CONVÊNIO PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS VOLTADAS À VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinaram, na tarde desta terça-feira (3), um termo de convênio para desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação na Vigilância Epidemiológica do Estado.

O objetivo da parceria é desenvolver e inovar em tecnologia da informação no âmbito da vigilância epidemiológica, de modo a diagnosticar e intervir nas principais fragilidades existentes nos processos de trabalho, nas análises epidemiológicas e na comunicação, impactando diretamente na otimização dos resultados e recursos existentes na Sesap e na Vigilância Epidemiológica em nível municipal.

“Queremos avançar nos aspectos tecnológicos dos processos de trabalho na saúde e com isso dar ainda mais celeridade às nossas atribuições, fazendo-nos qualificar a epidemiologia”, ressaltou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia.

De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, o projeto foi desenhado junto ao Instituto Metrópole Digital (IMD). “Como produtos serão contemplados pretendemos ter um painel que integre os bancos utilizados pela vigilância de modo a facilitar e agilizar os processos de análise de dados, com fácil visualização e produção de mapas”, explicou.

Além disso, o convênio – que terá duração de dois anos – contempla o desenvolvimento de um aplicativo móvel para divulgação das informações de interesse da vigilância epidemiológica estadual.

Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, é sempre importante a contribuição e a parceria que a instituição de ensino estabelece com o Estado. “Esse constitui em mais um projeto de extrema importância firmado. Ficamos felizes e agradecidos por sermos demandados nessas atribuições e, claro, estamos sempre abertos a novos diálogos e parcerias”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo