APÓS FESTA, 3 PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA MORREM E 11 ESTÃO COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS

Salete (sentada) junto com irmãs e outras familiares; em pé está a aniversariante, Vera. Foto: Arquivo pessoal

Ao realizar uma festa para comemorar seus 59 anos, no último dia 13 de março, em Itapecerica da Serra, São Paulo, a servidora pública Vera Lúcia Pereira nunca imaginou que a comemoração resultaria em mortes. Dos 28 convidados, ao menos 14 apresentaram sintomas do novo coronavírus cerca de duas semanas depois do evento – entre eles, três morreram, incluindo o marido da aniversariante, Paulo Vieira, 61 anos e 02 cunhados.

Na data da celebração, o Ministério da Saúde já registrava 143 casos de Covid-19 no país – no entanto, nenhum em Itapecerica da Serra. A ausência de casos tranquilizou a família, que realizou a festa sem grandes alardes, segundo a aniversariante contou à BBC Brasil.

Um dia antes da festa,  Vera Lúcia  havia completado 59 anos. O avanço do novo coronavírus quase fez a família desistir da comemoração. “Ficamos em dúvida, mas decidimos fazer, porque não eram tantos casos no país”, conta a aniversariante à BBC News Brasil.

Dias depois, ao menos 14 convidados apresentaram sintomas da doença – tosse, febre, dificuldades para respirar ou diarreia. “Alguns ficaram debilitados, principalmente os mais velhos”, relatou Vera.

Três de sete irmãos da mesma família, todos com mais de 60 anos, não resistiram às complicações nas semanas seguintes ao encontro e morreram com suspeita de Covid-19.

Maria Salete Vieira, era diabética e hipertensa. Faleceu depois de ter uma parada cardiorrespiratória na última quarta-feira (01/04). Clóvis Vieira, 62, morreu na quinta-feira (02/04), também de parada cardiorrespiratória, e Paulo – o marido de Vera – perdeu a vida na sexta (03/04).

Apesar de os laudos dos exames não terem ficado prontos ainda, médicos que avaliaram a saúde das vítimas acreditam que eles foram infectados pelo novo coronavírus.

Vera e o filho se recuperaram dos sintomas da doença. “Fisicamente, estou bem, apenas com um pouco de tosse. Mas têm sido uma fase muito difícil. A gente tem vivido dias de terror. Tudo isso é uma tragédia”, disse à BBC.

Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo