MINISTRO DA EDUCAÇÃO ENTREGA DEPOIMENTO À PF E É ERGUIDO POR APOIADORES; ASSISTA

O momento em que o ministro foi erguido por apoiadores ao deixar a Polícia Federal Foto: Reprodução /Twitter

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, entregou nesta 5ª feira (4.jun.2020) depoimento por escrito à Polícia Federal na sede da corporação, em Brasília. Escoltado por apoiadores, o ministro chegou a ser carregado nos ombros na saída do local.

Weintraub foi entregar pessoalmente seus esclarecimentos para as investigações sobre suposto crime de racismo. A investigação decorre de publicação feita pelo ministro nas redes sociais em 22 de maio, quando ele fez referência ao personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, para sugerir que os chineses estivessem se beneficiando da pandemia. A publicação foi apagada no mesmo dia.

Ele citou termos como “geopolítica”, fez alusão à China (com a imagem da bandeira do país asiático). Além de recorrer ao vocabulário peculiar do personagem do autor Mauricio de Souza, em que tem como marca registrada a troca da consoante “r”pela “l”.

“Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu, numa brincadeira que evoca a pronúncia do português por povos orientais.

Rodeado por seus apoiadores, o ministro exaltou que “a liberdade é a coisa mais importante numa democracia“. “E a primeira coisa que vão tentar calar é a liberdade de expressão”, completou. Assista ao momento:

https://twitter.com/i/status/1268614443664986115

Do Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo