DIAGNÓSTICO DE COVID-19 PELA SALIVA É DESENVOLVIDO POR PESQUISADORES DA USP

Pesquisadores do CEGH-CEL (Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco) estão desenvolvendo 1 teste de diagnóstico do novo coronavírus pela saliva. É a 2ª testagem do tipo em desenvolvimento no Estado.

Em fase final de desenvolvimento, o novo exame será alternativo e poderá custar 1/4 quarto do valor do teste de RT-PCR, considerado o padrão-ouro para o diagnóstico da COVID-19 e realizado hoje por laboratórios no Brasil a 1 custo que varia entre R$ 350 e R$ 400.

Vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), o CEGH-CEL é 1 dos CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) financiados pela Fapesp.

“Assim como o exame pelo método RT-PCR, o novo teste será usado para detectar o vírus durante a infecção”, diz Maria Rita Passos-Bueno, pesquisadora do CEGH-CEL e coordenadora do projeto.

O teste será similar aos já desenvolvidos no Brasil e em outros países com o objetivo de aumentar a disponibilidade e a rapidez e diminuir os custos para realização de testes moleculares por meio de simplificações dos processos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a FDA (Food and Drug Administration) – agência regulamentadora norte-americana de alimentos e fármacos – já concedeu autorização de uso de emergência para 5 testes de diagnóstico de covid-19 baseados em saliva. A última foi para o chamado SalivaDirect, desenvolvido por pesquisadores da universidade Yale.

No Brasil, o laboratório de genômica Mendelics criou e já comercializa 1 teste similar, e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás estão desenvolvendo 1 kit de diagnóstico na mesma linha.

Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo