SOCIÓLOGO CLODOALDO BARBOSA RELATA HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU.

O prédio em destaque, onde funcionava a cadeia pública, na parte de baixo, abrigava também a INTENDÊNCIA MUNICIPAL, na parte de cima. Assim era denominada o que chamamos hoje de Prefeitura Municipal. Em lugar do prefeito existia a figura do Intendente. Já existia a figura dos vereadores, mas nem todos podiam votar para elegê-los, como acontece hoje, apenas os “cidadãos” que tinham posses. Existia também a figura do juiz e todos trabalhavam no mesmo espaço.

Mas o que quero agora é chamar a atenção especial para um fato histórico que é pouco conhecido: não lembro com precisão a data, parece-me que foi em 1929. Naquele ano um dos maiores folcloristas do mundo, Câmara Cascudo, saiu a campo, para pesquisar, em diversas cidades do RN. Na empreitada ele acompanhava um dos maiores intelectuais brasileiros, que era também seu amigo: Mário de Andrade.

FOTO: DOMÍNIO PÚBLICO E CULTURAL DOS MIPIBUENSES.

Naquelas andanças, uma das cidades que visitaram foi São José de Mipibu. Sim, o grande Mário de Andrade, esteve em Mipibu. Aqui, entre outras coisas ele fotografou e elogiou o que chamou de “relíquia arquitetônica”, o prédio da Intendência Municipal que, infelizmente, na década de 30 foi derrubado para a construção do mercado público.

A fotografia e o comentário de Mário de Andrade estão em livro de sua autoria e não é difícil de encontrar em boas bibliotecas. O título é “O Turista Aprendiz”. Câmara Cascudo também registrou o ocorrido.

Quando tomei conhecimento desse fato consegui o livro emprestado, copiei a foto e fiz um quadro que guardo e aprecio.

É isso… Nossa cidade e nosso povo é rico em história, cultura, arte,arquitetura,folclore…E nossos governantes fazem assim: destroem a nossa história, como destruíram o prédio da intendência, da associação desportiva mipibuense e tantos outros.

De tantos governantes dessa natureza, sem compromissos com as nossas raízes, somos hoje uma cidade sem identidade cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo