A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


PÁSCOA

Páscoa é tempo de amor, de família e de paz…

È tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que teremos.

Páscoa é um sentimento nos nossos corações de esperança e de fé.

Feliz e Boa Páscoa.

Maninho Palhano e família.

One response to “

  1. Concordo com a definição da pascoa, mas quanto ao coelho, ele não tem nenhum significado para os cristãos e para os judeus. Pois a pascoa foi instituida por Deus no Egito e o símbolo ou animal que Deus pediu aos Judeus foi um cordeiro, que simboliza Jesus o cordeiro que tira o pecado do mundo. Portanto o coelho não representa nada para os cristãos e para os Judeus. Ele é um símbolo pagão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo