VEM AÍ A “BOLSA-SECA”.

Como forma de compensar os agricultores do Nordeste pela irregularidade no regime de chuvas na região, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) sugeriu ao governo federal a criação da “Bolsa-Seca”. O senador frisou que o Nordeste “não pode ser tratado como sempre foi, de forma improvisada”. Segundo ele, as autoridades estão acostumadas com Brasília, onde as chuvas são constantes, e se esquecem do semiárido, que constitui 90% do território do Rio Grande do Norte, afirmou.

Garibaldi reconhece que a política assistencial do governo minimiza as consequências sociais da seca, mas observou que o valor dos benefícios previdenciários são ainda mais irrisórios no Nordeste, uma vez que muitas pessoas não contribuíram para a Previdência Social, recebendo hoje apenas um salário mínimo a que fizeram jus devido à idade.

Em aparte ao pronunciamento do potiguar, o senador Paulo Paim (PT-RS), que manifestou apoio ao projeto de Garibaldi Alves Filho, ressaltou que a seca atinge hoje tanto o Nordeste como o Sul, sugerindo a criação de um fundo para compensar os agricultores pelos prejuízos provocados tanto pela seca quanto pelo excesso de chuva.
Fonte: DN on line.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo