Escrevo às mulheres que são mães. Elas são universais porque amam e cuidam daqueles que natural ou casualmente lhes foram confiados. O pressuposto da filiação será necessário para que nós nunca esqueçamos que a vocação da mulher é o amor; e aqui me permitam a diferenciação já que a intenção é saudá-las como “Mães”! A vocação da maternidade é um dos tantos dons que Deus concedeu às Evas da Humanidade. Por elas, a vida germina para o florescimento da visibilidade da imagem e semelhança que é o analógico de Deus na História.

O dia é um reconhecimento simbólico da sublime dignidade das mulheres. Nem todas as mulheres são mães; mas todas são filhas. A relação da feminilidade com a maternidade é intrínseca. O encantamento da filiação tem mais a nos dizer neste dia do que qualquer outra manifestação pública. As nossas mães são presente de Deus para todos nós. Obrigado Senhor pelas mães que temos! A Ti o nosso mais sincero agradecimento. Queremos que o mundo sinta que elas são importantes para nós e para o mundo. Muito palavreado sem amor e reconhecimento neste dia não vale tanto. O que elas desejam é o que todos os dias as pessoas amadas e que dão sentido a cada momento das nossas vidas merecem, que é gratidão e correspondência. Há tantos filhos que maltratam suas mães, na juventude e amiúde na velhice. Existem muitos filhos ingratos. Se me perguntarem as razões eu saberia dizer muitas; mas não as compreenderia! Existem situações de muito descaso por parte de muitos filhos. Graças a Deus, não é o trivial! Quem tem este tipo de atitude normalmente é por perturbações históricas e existenciais. Nestes casos é muito importante que haja amor e conversão. Quem não converte seu coração a Deus, também pode chegar a não valorizar uma mãe. Por parte de muita gente ainda há esta forma frustrante de relacionamento. Os filhos, ressentidos por causa de separações, infidelidades, violências, desamor e outros comportamentos, prejudicam a forma de amor que mais deve se assemelhar com o amor de Deus. Porém, por ser humano este também falha, porque há mães que tentam abortar ou pior matam suas próprias crias. Contudo, por ser mulher e estar aberta à vida toda mãe é chamada a ser sinal de amor na e para vida de seu filho.

No dia dedicado singelamente às mães, façamos a nossa mais pura e singela homenagem a elas. No momento, poderíamos nos perguntar que tipo de gestos estamos expressando para dizer a elas o quanto as amamos. Aproveitemos este dia para isto. Pensemos como será gratificante para nós e para elas ouvir o doce balbuciar desta tão significativa exclamação: “Mãe, eu te amo”! Oxalá, muitos filhos já viram suas mães partirem para junto de Deus. Não tem problema! Diga assim mesmo. O coração de quem ama trás para junto de si as pessoas que amamos. Não podemos temer a nossa humanidade. Ela também é dom de Deus. O Seu Filho se fez carne, também. Quantos filhos não se arrependem por ter passado a vida e nunca terem dito que amavam suas mães. Este é o tempo de Deus, pois o amor será sempre o meio pelo qual Deus fala, faça isto hoje.

Por fim, celebremos na intenção de todas as mães, biológicas ou casuais! Aos filhos não fantasiem este dia só com presentes caros que na grande maioria das vezes não dizem muito. Ame sua mãe e diga, com ações e palavras, o quanto elas são especiais! Tenha certeza que será inesquecível para você e para ela. Muitos já chegaram a reclamar que só valorizaram depois que as perderam. Não deixe que aconteça com você. Assim o seja!

Pe. Matias Soares

Pároco de São José de Mipibú-RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo