NOTA DE ESCLARECIMENTO

Caro amigo Daltro:

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela cobertura dada aos eventos da nossa Paróquia e, ainda mais, por ter tornado público por este meio de comunicação, o diálogo que aconteceu entre a Paróquia, que considerando o desejo dos católicos e muitos outros mipibuenses, solicitou ao poder executivo a mudança do local da festa do São João e Carnaval, como também outras festas populares que desrespeitem o significado religioso e histórico da tão significativa Matriz de Santana e São Joaquim para todos os filhos desta terra tão amada.

Entretanto, chamou minha atenção na matéria dois pontos que talvez não tenham ficado bem esclarecidos e que merecem uma correção de sua parte para se evitar algum tipo de comentário que não condigam com a verdade dos fatos.

1º – “…TEM PROCURADO SABER a opinião do seu rebanho sobre as festas promovidas pela Prefeitura, realizadas na frente a Igreja Matriz.”

– Urge ressaltar que não foi o Padre que buscou, mas a comunidade é que externou este desejo durante as suas visitas aos paroquianos.

2º – “… e alertando os paroquianos para a não realização do “São João em São José”, em função das dificuldades financeiras que o município vivencia”.

– Mesmo consciente da sua responsabilidade social e sem desejar o prejuízo econômico e moral dos seus paroquianos, o Padre não fez nenhuma referência quanto a não realização do São João. A ÚNICA SOLICITAÇÃO foi a não realização de eventos no largo da Igreja Matriz de Santana e São Joaquim.

O próprio poder executivo ao responder disse: “…aproveitamos para esclarecermos aos paroquianos e à população em geral que o acatamento da mudança do local da realização do “São João em São José” não trará influência alguma numa eventual não realização do mesmo, posto que o motivo seria tão-somente de ordem financeira.”

DESSA FORMA, SE O SÃO JOÃO NÃO VIER ACONTECER A RESPONSABILIDADE NÃO É DO PADRE E NEM DA PÁRÓQUIA.

Alberto Bento de Oliveira (Beto)

Articulador Paroquial

DO BLOG: PARA FICAR MELHOR ESCLARECIDO, MESMO TENDO FEITO AS DEVIDAS CORREÇÕES, POSTAREMOS OS DOCUMENTOS MENCIONADOS. AGUARDEM.

7 responses to “NOTA DE ESCLARECIMENTO

  1. A iniciativa de Pde Matias em atender ao pedido dos paroquianos e solicitar ao Executivo Municipal a mudança do local da festa de São João foi pertinente e deve ser aplaudida tendo em vista que o local era totalmente inadequado e causava grandes trantornos.
    O local apropriado para a festa era o local anterior, onde hoje está sendo construída uma favela em plena praça pública – Um horror!!!!

  2. Absolutamente compreensível. Acho que não só pra mim mas pra muitos seguidores desse blog, entendo o motivo da discussão e não culpo a Igreja. O que acontece é que o fato do Padre Matias solicitar a mudança do local da festa relaciona-o indiretamente a discussão que a princípio era: "Onde será realizado o São João?" Bom, se acontecer ou não, acho que a culpa é única e exclusivamente da gestão, quando falo "gestão" refiro-me também a todos que acessoram a prefeita. Eu achava que São José recebia algum tipo de verba pra realizar esse evento.Penso apenas nas famílias que ganhavam um dinheiro extra com a venda de bebidas, comidas, e com o recolhimento de material reciclável. Ainda bem que foi seu Janilson quem fundou a festa, já pensou se fosse a oposição??? Que bafáfá…
    Ah!!! Parabéns a Igreja pelos constantes esclarecimentos.

  3. CARO AMIGO DALTRO …

    OBSERVANDO AS POSTAGENS EM SEU BLOG, OBSERVEI QUE EM NENHUM MOMENTO OUVI-SE FALAR O QUE O POVO EVANGELICO ACHA, PENSA E QUESTIONA COM TAIS DESCIÇÕES.CREIO QUE É LOUVAVEL AS ATITUDES QUE O PAROCO DESTA CIDADE OBTEVE JUNTO A PREFEITURA! PARABENIZO POR TAL.

    AGORA UMA PERGUNTA

    SE A IGREJA SEDE DA ASSEMBLEIA DE DEUS OU QUALQUER OUTRA IGREJA EVANGELICA TIVER A INICIATIVA DE PROMOVER UM CULTO DE AVIVAMENTO NO PATIO DE NOSSA CIDADE ( AO LADO DA IGREJA MATRIZ), OS ACERTOS FIRMADOS ENTRE A IGREJA CATOLICA E A PREFEITURA, QUANTO O QUESTIONAMETO DE USAR O ESPAÇO DO LARGO DA MATRIZ, IRÁ VINGAR CONTRA UM ATO RELIGIOSO? OU SEJA, OS EVANGELICOS SE TORNARÃO COMO RELIGIOSOS E FIEIS POR OPÇÃO AO EVENGELHO, SOFRER PENALIDADES DE DESLOCAMENTO PARA AREAS LONGINGUAS PARA TAL EVENTO?

    ENTENDENDO QUE A MAIOR PREOCUPAÇÃO DE TODOS NOS MIPIBUENSES, CATOLICOS OU NÃO, EVANGELICOS OU NÃO, É PROMOVER O BEM ESTAR DE NOSSA CIDADE. O QUE ACHO QUE NÃO PODE ACONTECER, É UMA FORMALIZAÇÃO DE INTERESSES PROPRIOS, POR UM LADO A PREFEITURA QUE ACREDITA QUE NÃO HÁ LUGAR MAIS APROPRIADO PARA ACONTECER OS FESTEJOS DE CALENDÁRIO MUNICIPAL POR OUTRO A IGREJA DE ROMA, QUE IMPÕE, AFIRMA E REIVINDICA UMA AÇÃO "LOUVAVEL" DA NÃO REALIZAÇÃO DE TAIS EVENTOS POR PARTE DA PREFEITURA EM UM ESPAÇO PUBLICO!

    NA FORMA DE COMENTÁRIO QUE LHE ESCREVO, CARO AMIGO DALTRO, PENSANDO ASSIM EM CONTRIBUIR COM AQUILO QUE TEMOS DE MAIS ATUANTE QUE É A "DEMOCRACIA", E O LIVRE ATO DE EXPRESSÃO, COMO CIDADÃO MIPIBUENSE, É QUE LHE ESCREVO ESTA MENSAGEM.

    UM GRANDE ABRAÇO DO SEU AMIGO E LEITOR ASSIDUO DO BLOG.

    JOÃO MENEZES
    LOTEAMENTO LUAR DAS ORQUIDEAS

  4. Até que enfim foi corrigido um erro gritante realizar esta festa no patio da Igreja Matriz, O local era o menos adequado.
    Padre Matias está de PARABENS, por ter coragem de fazer o que ja deveriam ter sido feito.
    I sso sem contar com a sujeira, a bebedice, as farras, o adulterio e muito mais, em frente a casa do SENHOR.
    A administração municipal que vá encontrar um local apropriado, >>Sujiro o campo de futebol do Tancredo Neves << O campo do Arsenal, O forró do Olho Dágua enfim qualquer outro local, menos em frente a igreja, ou ao Cemitério.
    Parabens ao Padre Matias, Aos Paroquianos, e as de bom grado da Igreja de Santana e São Joaquim.
    Até que enfim foi feito uma coisa boa.
    Forte abraço a todos nós MIPIBUENSES.
    Do conterraneo.
    Evandro Barbalho Freire de Lima.
    Mipibuense como Voce…

  5. Daltro.

    Já postei uns comentário sobre o assunto de Marcel e outro sobre a festa e o local do são João e vc não colocou.
    Isso não é legal.
    Meus comentários fazem sentido e não agridem ninguém.
    O que está acontecendo?

  6. Homi vamos acabar com a festa e investir 500 mil na educação de nossa terra. vamos equipar as escola com laboratórios de ciências, matemática, lingua portuguesa. Concerteza o futuro agradece. Procure parceria com UFRN para desenvolver tal projeto. Sugestão nuna é demais.

    Ah! se a outra igreja quer fazer um ato público que faça em frente a sua IGREJA.

  7. Se vcs lerem bem o documento vão entender que a solicitação e o desejo de grande parte do povo mipibuense (sejam eles católicos ou não) é a não realização de festa de grande porte promovidas pela prefeitura, ou seja, São João ou carnaval, etc, as conhecidas festas mundanas", não confundam as coisas, um evento religioso é totalmente diferente, não existe bebedeira, brigas, etc, acho q um evento religioso não seria problema desde q fosse conversado sobre o tal.
    E como citou o Evandro: "…sem contar com a sujeira, bebedice, farras, adultério", isso q acontece numa festa dessas.
    Por isso, essa atitude foi louvável sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo