FOI INAUGURADO O CINE CAJU EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU.

Fotos: Amauri Freire.

Foi inaugurado na última sexta-feira o Cine Caju, resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Associação Cultural Cajupiranga.

Esta parceria é fruto do Programa Mais Cultura, através da Ação Cine Mais Cultura, realizada através de editais públicos ou de parcerias diretas.

O foco dos referidos editais são pessoas jurídicas sem fins lucrativos e, conforme seus objetos, visam contemplar entidades, sempre com o objetivo de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual do país.

A iniciativa visa contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura inaugura o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes.

O filme escolhido para a estréia foi Corisco & Dadá do diretor Rosemberg Cury, que conta a história de um amor impossível, uma visão trágica e fascinante do homem e do sertão.

O Capitão Corisco, cognominado Diabo Loiro, é reputado por sua valentia, crueldade e beleza. Corisco rapta Dadá quando esta tinha 12 anos, condenando-a à difícil vida do cangaço. A partir daí, a vida do cangaceiro transforma-se por completo. Ele é um condenado de Deus, cujo destino é lavar com sangue os pecados do mundo. Dadá que a princípio o odiava, vê o companheirismo, entre lutas e dificuldades, transformar-se em amor. É o amor de Dadá que humaniza Corisco e determina sua nova história.

De agora por diante o Cine caju estará exibindo todas as sextas-feiras um filme de acordo com o catálogo da Programadora Brasil.

Serão disponibilizados 104 filmes, sendo que o recebimento será de 12 por trimestre, mediante a apresentação de relatórios de sessão e pesquisas trimestrais do Cine Mais Cultura.


Na próxima semana estaremos divulgando a programação completa dos 11 filmes restantes desta primeira fase.

A inauguração do CINE CAJU enriquece a nossa cultura e resgata uma infância simples, vivida na nossa cidade de São José de Mipibu, quando tínhamos como única diversão as exibições no “Cinema de Sr. Décio”, local frequentado por todas as classes sociais, que naquela época nem se falava nessa tal de “classe social”.

Pagando o” ingresso” e estando sentados nas confortáveis cadeiras do cinema, todos éramos irmãos e compartilhavamos das mesmas alegrias. Todo mundo conhecia todo mundo, e o mais gostoso ficava por conta dos comentários que fazíamos na saída do cinema.

Foi para fazer esse resgate, que registrei o momento ao lado dos amigos-irmãos Dário José da Silveira, Amauri Freire, o jornalista José Alves e Gilson Matias, que tem sido orgulho dos mipibuenses na condição de Chefe de Gabinete da Fundação José Augusto, buscando novas oportunidades para o nosso povo.
Fonte:Mipibu em foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo