FÁTIMA BEZERRA ESTEVE EM IPANGUAÇU

A deputada federal Fátima Bezerra esteve em Ipanguaçu na manhã desta sexta-feira (6) para verificar a situação do município após as fortes chuvas que provocaram a cheia do Rio Pataxó, deixando 163 famílias desabrigadas, o que representa quase 600 pessoas. A parlamentar teve reunião na Secretaria de Assistência Social com o prefeito Leonardo Oliveira (PT), secretários, bombeiros, representantes da Defesa Civil e populares.

Em seguida Fátima e o prefeito visitaram Ubarana e Maria Romana, dois dos cinco bairros afetados pela cheia do Rio Pataxo. Segundo dados da Prefeitura, 578 pessoas estão desabrigadas, vivendo sob assistência do poder público municipal ou em casas de parentes.

Além de Ubarana e Maria Romana, os bairros de Manoel Bonifacio, Frei Damião e Pinheirão estão alagados. Na zona rural, cerca de 2.340 pessoas estão nas 13 comunidades isoladas, onde só se chega através de canoas. São elas: Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas, Deus nos Guie, Sacramentinho e Pau de Jucá. A comunidade de Olho D’ água também já apresenta alguns pontos de alagamento.

“Tem que se traçado ações de emergenciais rápidas, para garantir a sobrevivência dessas famílias que se encontram nas comunidades isoladas e as que estão nos abrigos. Infelizmente a Prefeitura não tem como custear isso sozinha. Precisamos de ações rápidas” disse ela.

Obra

Nesta quarta-feira (4), a deputada participou de audiência com a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, e demais integrantes da bancada federal potiguar. O ministro garantiu os recursos para a obra de macro drenagem da bacia dos rios Pataxó/Açu/Piranhas, orçada em R$ 7,3 milhões. A obra vai consistir na dragagem e supressão da vegetação nas margens e no leito do rio.

Fátima Bezerra explicou ao ministro que o projeto executivo de drenagem da bacia já tinha sido elaborado pelo governo anterior, com recursos de emenda apresentada por seu mandato, restando ao Ministério da Integração iniciar a obra. Durante a reunião também foi tratada a construção de diques na bacia, como forma de conter as águas. Ao final do encontro, Fátima Bezerra solicitou ao ministro uma audiência para o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira (PT). A reunião já está marcada para a próxima quarta-feira, à tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo