A cidade de São José de Mipibu está prestes a viver momentos de horrores. Diariamente comerciantes e cidadãos são assaltados nos seus estabelecimentos comerciais ou nas portas das suas residências. Culpar a Polícia? A prefeita? Os vereadores?
Até mesmo as autoridades estão sendo vítimas da situação.
Me lembro muito bem quando o Dr. Robson Coelho, delegado da Polícia Civel de Sao José de Mipibu, em momento de desabafo disse que só a ação conjunta, polícia, gestores e população, ameniza a situação.
Eu acredito no recado do Dr. Robson Coelho. Todo mundo tem que pensar e agir coletivamente.
Vamos evitar fazer saques no Banco do Brasil em horários de menor movimento, principalmente após o horário comercial, finais de semana e principalmente durante a noite. Nesses horários os bandidos fazem a tão conhecida saidinha de banco, onde o cidadão faz o saque nas caixas eletrônicas, e de forma inesperada é abordado por ladrões que tomam todo dinheiro.
A população precisa conviver com o hábito de observar a movimentação dos veículos desconhecidos no centro da cidade, principalmente com placas de outros municípios e anotar as caracterísricas do veículo, tais como a cor, o modelo e as letras e números das placas.
Os comerciantes devem ficar atentos com as pessoas dsconhecidas que circulam dentro dos seus estabelecimentos, ou que permanecem de forma demorada nas calçadas ou na frente do comércio.
Essas informações são essenciais no momento que ocorrer qualquer ato de bandidagem na cidade.
Percebendo qualquer atitude suspeita, a saída é alertar a Polícia Militar o mais rápido possível.
Ao sair de casa para visitar amigos, jogar conversa fora ou ir para festas e eventos, evite voltar em horário muito tarde, e ao se aproximar da sua residência observe a movimentação na rua e a qualquer movimento suspeito não pare, ligue para a polícia e peça ajuda. Não arrisque, principalmente durante a noite, horário preferido pelos usuários de drogas.
Seria muito bom que os órgãos públicos distribuissem folhetos com medidas de segurança para a população. Com a palavra a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Lions, CDL, Igreja e unidades educacionais.