João Maia recebe na CDEIC delegação parlamentar da África do Sul

 

A Câmara dos Deputados, através da Comissão de Desenvolvimento Econômico presidida pelo Deputado federal João Maia-PR/RN, recebeu nesta quarta-feira (07), a visita da Delegação Parlamentar da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Nacional da África do Sul.

 O objetivo da visita foi conhecer a legislação e a experiência brasileira no setor de médias, pequenas e microempresas (PME’s) e suas estratégias para geração de empregos, diminuição da pobreza e desenvolvimento econômico, além de conhecer o papel do BNDES que se assemelha às instituições sob supervisão do Comitê Sul-Africano, dentre as quais a Corporação para o Desenvolvimento Industrial da África do Sul (IDC), dentre outros assuntos entre Brasil e África do Sul.

 No encontro o Presidente da CDEIC, deputado João Maia, fez uma exposição sobre a economia brasileira, onde destacou a atuação dos últimos governos no que concerne ao fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas. O deputado também explicou que a importância das PME’s decorre da grande capilaridade desses empreendimentos de menor porte, presentes nas mais distantes regiões do País. “Em 2010, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 99% dos estabelecimentos, e por 51,6% dos empregos formais privados não-agrícolas no país e quase 40% dessa massa de salários”, disse João Maia.

 O deputado falou ainda do papel do BNDES que investe em empreendimentos de organizações e pessoas físicas segundo critérios que priorizam o desenvolvimento com inclusão social, criação de emprego e renda e geração de divisas. E encerrou afirmando: “As relações comerciais entre Brasil e África do Sul, que tradicionalmente são fechadas, tendem a ser ampliadas em consequência da política externa Sul-Sul do Brasil, destinada a reforçar a integração entre os países em desenvolvimento”. E arrematou: “A criação do  Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS), composto pelos dois países mais a Índia é o instrumento que vai consolidar essa integração”.

A Presidente e Chefe da delegação, a Deputada do Congresso Nacional Africano (ANC), Elsie Mmathulare Coleman, estava acompanhada dos deputados: Dikeledi Rebecca Tsotetsi, Congresso Nacional Africano (ANC), Zwelifile Cristopher Ntuli, Congresso Nacional Africano (ANC), Deputado Xitlhangoma Mabasa, Congresso Nacional Africano (ANC), Deputado Sarel Jacobus Francois Marais, Aliança Democrática (AD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo