CANGUARETAMA – A HOMENAGEM À NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES NA PRAIA BARRA DO CUNHAÚ

No último domingo(29), os fiéis devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, encerraram as festividades religiosas dedicadas à Santa Padroeira da praia da Barra do Cunhaú, com uma procissão fluvial mantendo a tradição dos pescadores do lugar.

O padre Flávio Herculano, vigário paroquial do município de Canguaretama, inicialmente caminhando pela avenida principal da praia da Barra do Cunhaú, convidava a população para a mais bonita demonstração de fé e agradecimento à Nossa Senhora dos Navegantes.

O padre Flávio Herculano enquanto caminhava para a balsa preparada para transportar a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, era seguido pelo cortejo formado pelos devotos da Santa Padroeira.

A imagem foi transportada de terra firme para a balsa sobre os ombros dos devotos canguaretamenses.

Enquanto a imagem de Nossa Senhoa dos Navegantes era posicionada na balsa com todo o cuidado, os devotos se posicionavam para o início da procissão fluvial.

Orgulhosos, os coroinhas caminhavam para as balsas que formaram o cortejo à Nossa Senhora dos Navegantes.

Devotos de todas as idades prestigiaram a procissão fluvial da Santa Padroeira do povo da Barra do Cunhaú.

As balsas ficavam posicionadas estrategicamente no cais aguardando os devtos da Santa protetora dos pescadores da praia da Barra do Cunhaú.

Entre os inúmeros devotos presentes nas embarcações, registramos a presença ilustre da ex-prefeita do município de Montanhas, Otêmia Maria.

A paisagem é de uma beleza incomparável.

Enquanto as embarcações se aproximavam da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, o padre Flávio Herculamo iniciava a homilia.

A todo momento novas embarcações se juntavam ao cortejo fluvial.

De todos os pontos, turista e veranistas prestigiavam a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do povo da praia da Barra do Cunhaú.

Turistas de todos os lugarares acompanhavam e prestigiavam a festa navegante.

O prefeito do município de Canguaretama, Wellison Carlos, devoto de Nossa Senhora dos Navegantes e mantendo a tradição, chegou para prestigiar a mais bonita festa religiosa do litoral do Rio Grande do Norte.

Acompanhado da mãe, Dona Terezinha e da esposa Emanuelle, o prefeito Wellison Carlos contemplava a linda paisagem presenteada por Deus.

A todo momento mais fiéis navegantes prestigiavam a procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes.

Durante a passagem da procissão fluvial, em arquibancadas e na areia, todos, moradores, veranistas e turistas, pararam e contemplaram a procissão coduzida pelo padre Flávio Herculano.

O lindo cenário descurtinado a todo instante, dava um brilho todo especial nos olhos de quem acompanhava nas embarcações a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.

 Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria.

A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

Consta que o início da devoção à Nossa Senhora dos Navegantes originou-se na Idade Média por ocasião das Cruzadas,  quando os cristãos invocavam a  proteção de Maria Santíssima.  Sob o título de “Estrela do Mar”,  rogavam sua proteção os cruzados que faziam a travessia pelo Mar Mediterrâneo em direção à Palestina.  É a padroeira não só dos navegantes, mas  também de todos os viajantes. Tal tradição foi mantida entre os marítimos e foi difundida pelos navegadores portugueses  e espanhóis, disseminando-se entre os pescadores litorâneos principalmente nas terras colonizadas pela Espanha e Portugal.  As conseqüências foram a multiplicação de capelas, igrejas e santuários nas regiões pesqueiras, particularmente no Sul do Brasil, onde a  concentração de cidades que a veneram como padroeira é significativamente expressiva.

One response to “CANGUARETAMA – A HOMENAGEM À NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES NA PRAIA BARRA DO CUNHAÚ

  1. Caro amigo Daltro vc fas um belissimo trabalho comunicativo da nossa cidade e do RN,mas só Canguaretama ja estou com inveja. kkkkkkkkkkkkk.já estou com saudades das nossas noticias. um abraço do amigo que lhe adimira muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo