Wilma ainda não assume pré-candidatura a prefeita de Natal

Entrevista com  Wilma de Faria na Revista Época Online

Ex-governadora do Rio Grande do Norte e prefeita de Natal por três vezes, a socialista Wilma de Faria surge em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto da capital potiguar. Wilma, que ainda não oficializou a candidatura, ficou em terceiro lugar na disputa para o Senado em 2010, prega a educação fiscal para sanar as finanças da prefeitura e retomar a capacidade de investimento. “Se faço parte desta disputa, é por conta dos compromissos que assumi com esta cidade”, disse ao jornalista Marcelo Osakabe.

A senhora já é candidata? Veja bem, tenho conversado com partidos e com o povo. Existe uma vontade de que eu encabece uma candidatura.

As pessoas fazem muita comparação entre os meus nove anos na prefeitura e a atual administração. Porém, minha posição ainda não está tomada.

A sua candidatura é composta, em sua maior parte, por vontade pessoal ou por obrigação com o partido e os natalenses? Veja bem, minha vida pública começou aqui. Tenho grande carinho pela cidade, fui sua prefeita por três mandatos. Minha eleição para o governo do estado se deve aos votos da cidade e da região metropolitana. Se faço parte desta disputa, é por conta dos compromissos que assumi com esta cidade.

Que partidos a senhora já procurou? Converso com PSD, PCdoB, PHS, PP, PPS e partidos mais progressistas que fazem parte da base da presidenta. Converso também com o PDT, de Carlos Eduardo Alves, que foi meu vice e se elegeu prefeito com minha ajuda. Mas ele também é pré-candidato.

Há uma relação especial com o PSD? Conversamos muito com eles. Devo inclusive me encontrar ainda hoje com o presidente da sigla no estado, Robinson Faria, e deputado Fábio Faria. Há um entendimento que está avançando.

Quais são os temas prioritários da sua eventual campanha? Temos uma cidade suja, porque ainda não temos coleta de lixo. Convivemos com um trânsito caótico, ruas esburacadas. O turismo está em baixa, mesmo sendo a atividade que mais gera emprego. O meio ambiente está descuidado. A revisão do Plano Diretor, que deveria ter acontecido ano passado, foi deixada para este ano. Tudo indica que não vai acontecer. Preocupo-me com isso tudo porque os candidatos que se apresentaram até o momento ainda não disseram quais são seus projetos.

E quais são os seus? Olha, não posso detalhar meu programa porque ainda não sou candidata. Entretanto, sei dos problemas pelos quais Natal passa. O VLT (veículo leve sobre trilhos), incluído no PAC2, precisa ser impulsionado. Precisamos investir em corredores de ônibus. Temos um grave problema com as condições da educação infantil. A saúde está um caos. Alguns postos estão fechados ou não têm médicos em número suficiente.

A senhora fala de muitos investimentos, mas sabe-se que a prefeitura está falida. Fiz um ajuste fiscal democrático no meu primeiro mandato na prefeitura, sem novos impostos. Com isso a cidade teve, pela primeira vez, recursos próprios para investir. Tínhamos também uma preocupação com a transparência. Escrevíamos em cada placa e obra o quanto da arrecadação do IPTU havia sido gasto com ela. Educação fiscal é fundamental para melhorar o caixa. No governo do estado, criei o programa “Cidadão Nota 10”, em que a população ajudava a combater a sonegação.

Por Marcelo Osakabe (FOTO: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo