A Paraíba está de LUTO!

Morreu aos 76 anos o ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima

Morreu neste sábado o ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, pai do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Ex-vereador, ex-senador, ex-prefeito e ex-deputado federal, Ronaldo Cunha Lima lutava contra um câncer no pulmão desde o ano passado. A morte foi confirmada por Cássio Cunha Lima pelo Twitter. “Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou”, postou o senador.

Foto Divulgação / O ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima e o filho, o senador Cássio Cunha Lima em foto de arquivo

Desde a última quinta-feira, Ronaldo Cunha Lima estava em coma induzido e morreu nesta manhã, aos 76 anos, na casa da família, em João Pessoa. O corpo do político será velado no Palácio da Redenção durante todo o dia e à noite segue para Campina Grande, onde será também velado no Parque do Povo. O enterro está marcado para amanhã as 11h no Cemitério Monte Santo.

O governo da Paraíba divulgou nota de pesar assinada pelo governador Ricardo Coutinho. “O governo da Paraíba lamenta o falecimento do ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-senador, ex-governador e ex-deputado federal Ronaldo Cunha Lima. De formação humanista e inspiração lírica, o escritor e acadêmico, profundo conhecedor e seguidor de Augusto dos Anjos, usaria a advocacia e a política para o pragmatismo da vida, mas repousaria na poesia sua certeza de posteridade. Já era eterno antes de agora”, diz trecho da nota.

Ronaldo Cunha Lima nasceu na cidade de Guarabira, em 18 de março de 1936, jovem mudou-se com a família para Campina Grande. Ronaldo formou-se em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas desde cedo a vocação para a política passou a marcar sua trajetória. Fez parte do Centro Estudantil Campinense, um verdadeiro celeiro de líderes políticos da região, chegando a ser vice-presidente da entidade.

 BIOGRAFIA

Ronaldo Cunha Lima ficou conhecido nacionalmente em 1993 por atirar contra seu adversário político o ex-governador Tarcísio Buriti (PFL) com dois tiros na boca, em um restaurante de João Pessoa que, em entrevista a um jornal local, acusou Cássio Cunha Lima de irregularidades na Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), autarquia que comandava na época. Ele chegou a ser preso.

Buriti sobreviveu ao atentado e morreu em 2003, vítima de problemas cardíacos.

Em 2007, Ronaldo renunciou ao mandato de deputado federal para evitar uma possível condenação pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O caso foi remetido à Justiça comum. Relator do processo no STF, o ministro Joaquim Barbosa considerou a manobra um “escárnio”.

Ronaldo Cunha Lima foi vereador, prefeito, governador, deputado estadual, deputado federal e senador. “Recebeu todos os diplomas que do TRE [Tribunal Regional Eleitoral] pode dar. Só não tinha o diploma de presidente”, disse Cássio, um dos quatro filhos de Ronaldo.

Entrou na política em 1960, pelo PTB. Com o bipartidarismo, filiou-se ao MDB e depois migrou para o PMDB e, por fim, para o PSDB.

Em 1969, durante a ditadura militar (1964-1985), teve os direitos políticos suspensos. O mandato de prefeito de Campina Grande (132 km de João Pessoa) foi cassado.

“Deixa a honradez sobretudo. Demonstrou que é possível fazer política com decência e dignidade. Fez política como sacerdócio e não como negócio”, disse Cássio.

Gostava de ser chamado de poeta e escreveu vários livros.

O POETA

Os quase 50 anos de vida política se dividiam com a paixão de Ronaldo Cunha Lima pela poesia. O “Poeta”, como era conhecido, teve uma carreira literária de sucesso, chegando a ocupar,no ano de 1994, a cadeira de número 14 da Academia Paraibana de Letras (APL). Com o seu falecimento, na manhã deste sábado, 07, causado por um câncer no pulmão, Ronaldo deixa os amantes das letras e da poesia de luto, mas também deixa um enorme acervo para quem gosta de boa leitura.

“Meus sonhos me fazem bem. Com eles, eu vou além, dos limites dos meus passos…

DESPEDIDA

Em entrevista à imprensa na manhã deste sábado (7), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) revelou as últimas palavras que ouviu do pai, Ronaldo Cunha Lima, que faleceu na manhã de hoje, vítima de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer no pulmão.

“Ele disse beije minha mão e que eu era um filho maravilhoso”, disse Cássio Cunha Lima bastante emocionado.

Cássio aproveitou a entrevista para agradecer a solidariedade dos paraibanos. “Quero agradecer ao povo da Paraíba pelos gestos de conforto e pedir perdão pelas falhas do poeta”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo