Arquidiocese de Natal celebrará missa de 7º dia para Dom Eugênio

A Arquidiocese de Natal celebrará missa, no 7º dia de falecimento do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, neste sábado, dia 14, às 11 horas, na Catedral Metropolitana. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Dom Eugênio era irmão de Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo Emérito de Natal.  Dom Heitor, que reside em Natal, irá ao Rio de Janeiro para participar da missa de 7º dia do falecimento do Cardeal. A missa será celebrada também sábado próximo, às 9 horas, na Catedral de São Sebastião, no Rio.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro preparou um pequeno texto sobre o Cardeal Eugênio de Araújo Sales e uma prece para ser rezada durante as Missas de sétimo dia pelo seu falecimento.

Antes da Missa ou em outro momento permitido pela liturgia, a critério do presidente da Celebração, será lido o seguinte texto:

“Irmãos e irmãs, junto com todas as intenções que trazemos ao altar do Senhor, queremos rezar pelo Cardeal D. Eugênio de Araújo Sales, que, no último dia 9, foi chamado para junto de Deus. D. Eugênio nasceu em 8 de novembro de 1920, na localidade de Acari, no Rio Grande do Norte. Foi ordenado padre com 23 anos e bispo aos 33, revelando-se pastor zeloso, capaz de sentir as exigências de seu tempo e a elas responder. Como bispo, serviu às igrejas de Natal, Salvador e, entre nós, no Rio de Janeiro, por três décadas.

Referindo-se a D. Eugênio, o Papa Bento XVI nos convidou a agradecer “ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor que, nos seus 70 anos de sacerdócio e 58 de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos, na fidelidade ao seu lema episcopal: gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós”.

Entre os carinhos de D. Eugênio, encontrava-se o Seminário, que ele nunca deixou de chamar de coração da diocese. Ao rezar, portanto, por Dom Eugênio, rezemos também para que o Senhor nos envie santas e numerosas vocações sacerdotais.”

Além desse texto, uma prece será acrescentada às orações dos fiéis em todas as Missas:  

“Porque te elevo uma prece, do fundo do meu coração, pelo Cardeal Eugênio de Araújo Sales, chamado à vossa presença, para que seu testemunho de amor ao Evangelho e à Igreja permaneça entre nós.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo