FERNANDA FALA SOBRE O SEU PROJETO POLÍTICO PARA SÃO JOSÉ DE MIPIBU

A arquiteta Fernanda Moraes concedeu entrevista ao Blog. Na oportunidade falamos da sua participação na política mipibuense e a importância da sua candidatura a vice-prefeita de São José de Mipibu dentro do sistema político oposicionista. Confira:

Blog – Qual é a sua formação?

Fernanda – Sou arquiteta com escritório em Natal e presto assessoria na área de arquitetura e urbanismo em alguns municpios no Rio Grande do Norte.

Blog – Como nasceu a sua candidatura a vice-prefeita?

Fernanda – O sistema político no Rio Grande do Norte passou por um momento delicado com o rompimento político envolvendo a governadora Rosalba e o vice-governador Robinson Faria. Em São José de Mipibu o nosso partido, o DEM, ficou impedido de formar aliança com o PSD, partido liderado pela prefeita Norma Ferreira, por razões puramente políticas. O DEM na maioria das vezes esteve presente na disputa pela Prefeitura do município e nesse momento delicado o senador José Agripino orientou que o partido em São José estivesse presente na majoritária.

No primeiro momento fomos pegos de surpresa quando o senador José Agripino em uma ligação telefônica sugeriu ao meu avô Janilson Ferreira uma composição com 0 ex-prefeito Arlindo Dantas. Naquele momento Janilson pediu para refletir sobre o assunto e levou o pedido do senador para ser discutido dentro do partido. Daí em diante os entendimentos foram mantidos e chegamos a conclusão de que o DEM deveria participar da majoritária, sendo o meu nome indicado para representar o partido nas urnas em uma composição com o PMDB do ex-prefeito Arlindo Dantas.

Blog– Foi difícil a união DEM -PMDB?

Fernanda – No início os dois lados questionaram a união. Dantas e Ferreira juntos mudou o cotidiano político em São José de Mipibu, mas em pouco tempo a ideia passou a ser aceita pelos dois lados.

Blog – Você se acha muito jovem para ser candidata a vice-prefeita?

Fernanda – Com um pouco mais de idade do que eu, o meu avô Janilson Ferreira foi prefeito nesta cidade e naquela época,  fez a diferença.

Foto: Júnior Santos.

Blog – O que representa Fernanda Moraes em uma composição de chapa com o ex-prefeito Arlindo Dantas?

Fernanda – Hoje os mandatos pertencem ao partido, o cidadão ou a cidadã representa a expressão partidária. O DEM, o nosso partido, representado por mim nesta coligação, vem com o peso político do senador José Agripino e do deputado federal Felipe Maia, que juntos deverão injetar alguns milhões de reais em emendas parlamentares, ajudando o município a se desenvolver. Por outro lado temos o deputado estadual Hermano Moraes, que já colocou meio milhão em emendas para o município, considerando que sendo do PMDB, o deputado Hermano conta também com emendas do senador Garinbaldi e o deputado federal Henrique Alves em benefício de São José de Mipibu. Isso é o que representa a candidatura de Fernanda Moraes no atual contexto político de São José de Mipibu. A sede do INSS e a vinda da Caixa Econômica para o município são bandeiras do deputado Hermano Moraes. Qual outro candidato a vice somaria mais para o município?

Blog – Qual é a sua relação com a prefeita Norma Ferreira?

Fernanda – Ela é minha tia.  Eu a admiro e quero bem.

Blog – Você espera contar com o voto de Norma?

Fernanda – Nas  vezes em que ela disputou a Prefeitura de São José de Mipibu eu votei no nome dela. Se ela fosse a candidata eu certamente estaria ao lado dela. Entendo o momento que ela está passando, compreendo a posição que ela tomou como líder do seu grupo político, ela está sofrendo as consequências de decisões tomadas de cima para baixo e não tenho o direito de dizer que ela está certa ou errada, apenas respeito a decisão por ela tomada, mas gostaria muito de tê-la ao meu lado, a ausência dela me faz falta.

Blog– O que você pensa para São José de Mipibu?

Fernanda – Penso no presente e no futuro, aposto na juventude.

A exemplo do que foi feito no vizinho municío de Brejinho, precisamos otimizar a cultura com a implantação do Teatro Municipal, espaço que abrigará os projetos culturais oferecidos pelo Governo Federal, que são muitos e que no momento não são absorvidos pelo município. São José de Mipibu já foi referência no que se refere as festividades de época, como o São João em São José, carnaval e tantos outros eventos. Precisamos urgentemente criar um espaço cultural com grande abrangência para promovermos eventos que impulsionem a economia do município dando oportunidade de lazer e entretenimento para a sociedade, gerando receitas e negócios principalmente para os pequenos comerciantes.

A nossa cidade tem uma arquitetura peculiar. Os nossos sobrados, engenhos e as fachadas de inúmeras residências no centro da cidade são ferramentas ricas para se promover o turismo cultural, levando em conta a religiosidade dos mipibuenses e a imponência da nossa Igreja Matriz. A localização de São José com a sua logística possui todas as condições para estar entre os municípios mais viáveis na região da Grande Natal. Precisamos acreditar e fazer tudo isso acontecer.

 

Blog – Sendo eleita, como você pensa em conduzir o seu mandato?

Fernanda – Pela primeira vez na história política do nosso município a vice-prefeitura deixará de ser um “banco de reservas”. Com a força política que a nossa aliança tem em Brasília e considerando que o município não sobrevive apenas com as suas receitas e essa realidade nós vamos ter que mudar, o nosso papel será o de coordenar os projetos que deverão dar sustentabilidade e viabilidade de crescimento nessa nova e moderna gestão que terá a frente o nosso candidato Arlindo Dantas. A vice-prefeita não será uma figura decorativa, será uma atuante agente de desenvolvimento para o município, pode apostar nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo