Nísia Floresta não esquece Almir Leite, “o pai da pobreza”.

Cinco anos já se passaram e a população mais humilde do município de Nísia Floresta ainda sente a ausência do “Pai da Pobreza”, Almir Leite.

O ex-prefeito do município de Nísia Floresta, Almir Leite, faleceu no dia 07 de julho do ano de 2007, deixando como herdeira política sua única filha, Marize Leite, atual vice-prefeita do município.

Homem simples de gestos nobres, o ex-prefeito Almir leite, no exercício do seu mandato e com uma visão voltada para o crescimento econômico e social do município, instalou a primeira agência bancária na cidade, uma agência do BANORTE, favorecendo os comerciantes e agricultores com crédito rápido para a agricultura e giro barato circulando no comércio.

Filho de Júlio da Silva Leite e Maria Estela da Silva, Almir da Silva Leite nasceu no dia 28 de dezembro de 1926, na comundade do Porto, Nisia Floresta, RN. Foi casado com Laize Maria da Silva, com quem teve uma filha, Marize Leite, atual vice-prefeita do município de Nísia Floresta.

Almir herdou o gosto pela política do tio Hermógenes Ribeiro da Silva, ex-prefeito do município onde nasceu.

O ex-prefeito Almir Leite iniciou seus estudos na Escola Isolada de Tororomba, e para sobreviver iniciou seus trabalhos na agricultura ao lado do seu avô, até os 16 anos de idade.

Já na cidade de Bom Jesus, Almir Leite exerceu a profissão de comerciário no estabelecimento do tio Antônio Marques de carvalho, permanecendo naquela cidade até os 19 anos de idade, retornando à sua terra natal. Depois, Almir estabelece-se car como servidor público municipal de Natal, exercendo o cargo de Fiscal de Renda, função que o conduziu a aposentadoria, vindo a falecer em 07 de julho de 2007.

Almir Leite dedicou toda sua vida lutando por melhores dias para o povo mais humilde do município de Nísia Floresta, onde foi vereador com cinco mandatos, vice-prefeito do primo José Ramires, e por duas vezes assumiu a condição de prefeito, sempre com votação expressiva.

Na vida Almir Leite cativou amigos e o respeito dos contrários na política, façanha difícil de ser alcançada para quem militou toda uma vida na política partidária, desde os tempos em que o radicalismo e a perseguição na política muitas vezes qualificava o líder no seu reduto eleitoral.

Hoje morando na casa do Pai, Almir deixa muitas saudades, principalmente para os irmãos mais humildes por quem ele tanto se dedicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo