COMEÇOU O HORÁRIO DE VERÃO

A partir da 0h deste domingo, boa parte dos brasileiros precisou adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão começou na virada do sábado para o domingo, e vale para todos os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do estado de Tocantins, único da região Norte que quis aderir à medida. O novo horário fica em vigor até 17 de fevereiro.

Adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, o horário de verão é defendido pelo governo como forma de economizar energia. Este ano, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a economia deve chegar a R$ 280 milhões, superior aos R$ 130 milhões do ano passado. No entanto, a medida divide opiniões. Na Bahia, o governador Jaques Wagner voltou atrás na última hora e deixou de adotar o horário. A decisão foi criticada como eleitoreira, já que o horário é impopular entre os moradores da periferia de Salvador, que tendem a votar no candidato do governador à Prefeitura, o petista Nelson Pelegrino.

Acordar quando ainda está escuro pode de fato ser difícil. Segundo o endocrinologista João Régis Ivar Carneiro, para a maioria das pessoas, a adaptação ao novo horário leva, em média, de nove a 15 dias. Para não sofrer tanto, o ideal é acostumar o corpo a despertar mais cedo gradativamente, começando alguns dias antes do horário de verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo