Fábio Dantas critica governo pela decisão de fechar núcleos da UERN

fabio foto parta postagens

O deputado Fábio Dantas (PC do B) criticou a decisão do governo de fechar unidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), de suspender o Processo Seletivo Vocacional (PSV) para os núcleos avançados da universidade até o ano de 2021 está sendo protestada no meio acadêmico, político e na comunidade e está sendo interpretada como um anúncio implícito do fechamento da universidade.

Diversas mobilizações de protesto já foram realizadas desde o anúncio do CONSEPE, em outubro de 2013. Segundo comunicado do conselho, o processo seletivo estará suspenso para os núcleos avançados da universidade até 2021. Em Caraúbas e Apodi já foram formados mais de 500 estudantes, a maioria proveniente da zona rural.

 “As avaliações apontam que aquele núcleo é um dos dois melhores do estado, tanto no operacional quanto no custeio e avaliação”, disse Fábio Dantas. O parlamentar disse que parte do custeio é feita pelo município e que a decisão, implícita no comunicado do CONSEPE, vai prejudicar também os municípios de Marcelino Vieira, Luiz Gomes, Pau dos Ferros, Pilões, Antônio Martins, José da Penha e Tenente Ananias.

“Vai gerar um impacto muito grande na região. O núcleo oportuniza geração de emprego e renda e avanço do conhecimento, além da geração de mão de obra qualificada não somente para a região, mas para o País. É um descaso com o ensino e mostra que o governo anda na contramão do momento histórico que vivemos, da expansão do ensino superior”, disse.

Fábio Dantas afirmou que o núcleo da UERN em Caraúbas contribui para a geração de emprego e renda e avanço do conhecimento. O parlamentar questionou a falta de investimentos e disse que de um montante de R$ 7,5 milhões previstos para os núcleos, o governo investiu somente R$ 900 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo