Agricultor de 72 anos pede regularização para trabalhar a terra

zz rob 4

O pequeno produtor rural José Galdino Nogueira tem 72 anos de idade e há 30 anos é posseiro no sítio Santa Luzia no município de Carnaubais. Em julho, ele pediu a um amigo, o professor da escola estadual Alcides Wanderlei, Carlos Augusto Pereira da Silva, para escrever uma carta ao governador Robinson Faria relatando sua situação e pedindo a regularização fundiária da área.

Na carta endereçada ao governador, José Galdino assim ditou ao amigo redator:

Carnaubais, 31 de julho de 2015.

Exmo. Sr. Governador Robinson Faria, saudações.

Sou um agricultor, tenho uma posse de terra desde 1985, trabalho nela, lá já tem uma cisterna do programa do governo federal. Lá na terra, que se chama Sítio Santa Luzia, já tem energia elétrica. O que eu quero é o título da terra e quem dá é o governo e eu vivo a esperar que o governo do Estado do Rio Grande do Norte dê esse título. Com este título eu posso ir ao banco, ir ao cartório, inclusive quero um ajuda para registrar no cartório e fazer um empréstimo no banco para trabalhar a terra. Tenho seis filhos e a esposa, e não temos como trabalhar. Gosto da terra, gosto de trabalhar, mas as condições são mínimas para trabalhar ganhando só o salário mínimo.

Eu peço, por favor, que o senhor me dê esse benefício. Peço esta grande ajuda. Eu não tenho condições de ir ao cartório tirar o registro da terra e mesmo assim o cartório só registra a propriedade se tiver o título de posse. Espero resposta. Desejo o título de posse da terra.

Abraço,

João Galdino Nogueira.

zz rob 5

Ao receber a confirmação da entrega da titularidade do Sítio Santa Luzia, José Galdino, que produz com dificuldades caju, milho, feijão e macaxeira, disse, emocionado, ao lado da esposa Antonia Amorim Nogueira: “Recebo a titularidade da terra como um presente. Agora posso trabalhar e investir mais, pegar um financiamento para produzir e dizer aos meus filhos que aquela terra é minha e será deles”.

A entrega pelo Governo do Estado, de 61 títulos de regularização fundiária a produtores rurais do Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA) acaba com uma espera de 20 anos. Os títulos foram entregues em solenidade na sede do DIBA, neste sábado (19) no município de Alto do Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo