TENENTE-CORTONEL TEREZA BOGGIO – PRIMEIRA MULHER A COMANDAR O I BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO RN

DSC04296

Reportagem e fotos: Daltro Emerenciano

Nascida em berço militar a tenente-coronel Maria Tereza Melo dos Santos Boggio quebrou paradigma ao ingressar na Polícia Militar do Rio Grande do Norte, assumindo no ano de 2013 o comando do I Batalhão da Polícia Militar, localizado na zona Leste de Natal, batalhão que atende os bairros das Rocas, Brasília Teimosa, Santos Reis, Ribeira, Petrópolis, Tirol, Cidade Alta, Paço da Pátria, Mãe Luíza e parte do Alecrim, considerado até então uma unidade essencialmente masculina, devido a sua complexidade por abranger as áreas mais críticas da capital.

A oficial relembra que no ano de 1987, quando era aluna do curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participou de um concurso público disputando duas vagas para oficial da polícia feminina, com possibilidade de vir a assumir posição de comando. “Nós mulheres desafiamos desde o momento em que adentramos na instituição em 1987. Na condição de cadete fui para Pernambuco fazer o curso de oficial, cumprindo uma etapa de três anos, quando passei para a condição de aspirante. Em 1990, em Natal, eu e a tenente-coronel Angélica formamos as primeiras turmas de policiais femininas no estado, nos anos de 1990 e 1992. Eu e a tenente-coronel Angélica somos pioneiras na PM do RN”, enfatizou.

DSC04301

Falando sobre as dificuldades na carreira a oficial lamentou ter passado treze anos ocupando o posto de major, devido o descaso dos governos  anteriores para com as promoções na instituição, só agora resgatadas. “A interferência política na promoção fere alguns brios, fere a sua capacidade profissional, é lamentável que tive que passar treze anos na condição de major, esse fato me causou um prejuízo considerável”, lamentou.

DSC04284

Com vinte e oito anos de serviços prestados na Polícia Militar do RN, a oficial de carreira já faz planos para sua aposentadoria, porém deixa escapar o sonho de se tornar comandante geral da instituição. “Hoje a presença da mulher não representa 2% de todo o contingente da Corporação. A polícia Militar tem mulheres capazes de alcançar o mais alto posto da instituição. Eu, a tenente coronel Angélica e a tenente coronel Margarida aprendemos com os gestores que passaram e com os gestores que estão no comando, portanto nos achamos capazes para o exercício do comando geral da instituição, entretanto para chegar lá é necessário alcançarmos mais um posto, que é o posto de coronel, assim estarmos em pé de igualdade com os homens na busca dessa nova conquista”, finalizou.

A tenente-coronel Tereza atualmente exerce função administrativa na instituição, assessorando o gabinete do Comando Geral, coordenado as ações voltadas para a garantia da normalidade e da segurança pública em todas as regiões do estado do Rio Grande do Norte.

3 responses to “TENENTE-CORTONEL TEREZA BOGGIO – PRIMEIRA MULHER A COMANDAR O I BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO RN

  1. Sou muito orgulhosa de ter uma conterrania como a tenente coronel,a primeira MULHER no comando da Polícia Militar,te desejo muito sucesso e que Deus te proteja sempre,derramando todas as bênçãos em sua vida.Te admiro muito,você é muito brava,eu tbm suo filha de Militar da Marinha do Brasil já falecido. Te desejo um feliz Natal pra você e toda sua familia ???

  2. Cara Tenente Coronel Tereza, parabéns pela sua brilhante carreira, mas infelizmente a Instituição policia militar é politizada, e não vai mudar nunca, as promoções a quem tem direito está longe de chegar no ideal, existe muitas injustiças, e depende muito mas do QI, quem indica, do que por merecimento e da competência, tem militar que está a serviço da Assembleia Legislstiva há 20 anos, não sabe mas nem onde fica o Quartel da PM, suas promoções foram todas antecipadas por decisões exclusivamente políticas, o Ten Cel Ricardo o mais antigo da corporação se dedicou a vida toda a PM e não chegou ao topo da carreira a não ser pela compulsória, infelizmente as promoções não concedidas por meritocracia, e sim, volto a dizer, são feitas exclusivamente pelo QI, quem indica, e não vai mudar nunca. Desejo que alcance os seus objetivos. ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo