LAGOA DE PEDRAS COMEMOROU O DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM DESFILE CÍVICO

x

O centro da cidade de lagoa de Pedras ficou tomado nesta quarta-feira(07) com a presença da população que assistiu ao desfile cívico alusivo ao dia da independência do Brasil. O evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação teve início às 15:00 horas e cotou com o brilhantismo das escolas municipais, estaduais e da rede privada.

x

A cerimônia deu início com o desfile do Colégio Nossa Senhora da Conceição, em seguida as escolas da rede municipal com o tema “construindo saberes com a diversidade afro-brasileira”. Desfilaram  989 alunos da rede municipal de ensino.

x

O Estado brasileiro, que historicamente assumiu diversas atitudes claramente racistas, como no final do século XIX, quando proibiu a entrada de imigrantes africanos e asiáticos no país, ao mesmo tempo em que promovia a entrada de imigrantes europeus, recentemente tem se redimido e tomado atitudes políticas que visam a melhora das condições de vida da população negra, no ponto de ideológico.

x

Dentre as quais, a Lei nº 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o ensino da História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas, a Lei nº 12.288 de 2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, a Lei nº 12.519 de 2011, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Lei nº 12.711 de 2012, que tornou obrigatória a reserva de cotas raciais no Ensino Superior e a Lei nº 12.990 de 2014, que também tornou obrigatória a reserva de cotas para negros nos concursos públicos.

Essa evolução foi mostrada durante o desfile cívico que descortinou a origem e a influência da cultura africana no povo brasileiro.

x

O desfile que fez história na cidade de Lagoa de Pedras contou com a participação e estreia da Banda Marcial da Escola Municipal Santa Luzia e mais onze bandas marciais de  municípios da circunvizinhança, parceiros da educação.

x

A solenidade foi encerrada com o pronunciamento da secretária de Educação Edineide Almeida, que em nome do município agradeceu o empenho de todas as pessoas que se envolveram direta e indiretamente para que o evento pudesse ter sido realizado.

A solenidade Cívica contou com a presença do secretário de Estado da Articulação Política, Getúlio Ribeiro, que representou o governador Robinson Faria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo