AMLAP PROMOVE ENCONTRO DE PREFEITAS E PRIMEIRAS-DAMAS DO LITORAL E AGRESTE POTIGUAR

Fotos e texto: Ilma Emerenciano

A Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar – AMLAP, promoveu na tarde desta quinta-feira(09), um encontro com prefeitas e primeiras damas para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

O evento que aconteceu na sede da Associação, em Natal, foi prestigiado apenas por mulheres, sendo marcado pela descontração, alegria e humor, com momento de reflexão apoiado na palestra da psicóloga Marlúcia Brandão, graduada em Bacharelado de Sociologia e Política pela Fundação José Augusto, graduada em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e graduada em Psicologia Clínica pela Universidade Potiguar – UNP.

Fátima Marinho, prefeita do município de Canguaretama e vice-presidente da instituição, fez a abertura do evento destacando a importância da data, as conquistas e lutas das mulheres com vistas ao reconhecimento e valorização na sociedade em todos os segmentos, relembrando o fato histórico das mulheres artesãs em Nova York, que foram queimadas por que estavam reivindicando seus direitos e finalizou parabenizando a todas as mulheres.

A primeira-dama do município de Lagoa de Pedras, Leilia Dantas, esposa do presidente da AMLAP, prefeito Raniere Amâncio, destacou a necessidade de a mulher reivindicar seus direitos na sociedade, denunciando possíveis abusos e desigualdades sociais.

Leilia Dantas falou da importância da Lei Maria da Penha, instrumento legal com mecanismo capaz de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. “Atualmente no Brasil o número de abusos contra a mulher é altíssimo, diante dessa realidade temos que fazer valer os nossos direitos denunciando e mostrando as desigualdades sociais que nos afrontam. Na condição de primeiras-damas temos o dever de acolher as mulheres que são vítimas de todo o tipo de violência nos nossos municípios”, alertou.

Após os pronunciamentos da vice-presidente da AMLAP e da primeira-dama de Lagoa de Pedras, o encontro foi brindado com sorteios de SPA dos pés, mãos e faces, promovidos pela franquia Hinode, seguido de uma palestra proferida pela psicóloga Marlúcia Brandão, que fez uma retrospectiva histórica da presença da mulher na sociedade.

A palestrante ressaltou o acesso da mulher na formação acadêmica, porta de entrada para o saber, destacando temas voltados para as lutas da mulher em busca da igualdade social e melhor qualidade de vida no ambiente familiar e profissional, a exemplo do empoderamento feminino no combate à violência doméstica no momento contemporâneo.

Marlúcia Brandão discorreu sobre a importância da presença da mulher no meio acadêmico, citando a influência de mulheres que no passado lutaram pela liberdade da expressão feminina na sociedade, a exemplo da percursora Nísia Floresta, que apesar da sua influência literária era mal vista na sociedade machista.

De acordo com a palestrante, o direito de votar, o divórcio, o acesso a educação e ao mercado de trabalho foram conquistas dos séculos XVIII e XIX, precisando a mulher avançar ainda mais nos tempos atuais, buscando espaços que ainda são negados.

A psicóloga após fazer abordagens a partir de citações bíblicas com a presença de Adão e Eva na formação familiar, concluiu falando sobre a violência doméstica, citando a frase “a vida começa quando a violência acaba”.

A programação foi encerrada com a apresentação artística do humorista Gibran Torres, que interpretou o apresentador de programa de televisão Sílvio Santos, a jornalista Marília Gabriela, a cantora Matria Betânia, o artista Roberto Carlos, entre outros nomes de destaque na mídia brasileira, interagindo com as mulheres presentes ao evento.

A organização do evento foi realizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Nordeste – ABTD, uma empresa que trabalha com capacitação, cursos, treinamentos, e organizações de eventos para órgãos  públicos.

Durante o encontro a equipe técnica e administrativa da AMLAP brindou as mulheres prefeitas e primeiras-damas dos municípios associados com um botão de rosa, externando o carinho por todas as mulheres presentes ao momento alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

A AMLAP é uma instituição de apoio técnico composta  por uma equipe de profissionais responsáveis por estudos e criação de projetos que auxiliam nas gestões dos municípios associados, além de contar com uma assessoria jurídica e executiva que coordenam ações em favor do desenvolvimento nas regiões do Agreste, Litoral Agreste e Potengi.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo