PREFEITO JOÃO GOMES ABRE FESTEJOS NATALINOS EM BREJINHO

A Prefeitura Municipal de Brejinho promoveu no início da noite deste sábado(09), a abertura do festejos de Natal e Ano Novo. O  evento “Encantos do Natal” que contou com a presença do Papai Noel reuniu crianças e adultos no centro da cidade, marcando mais uma inovação nos eventos sociais do município.

O prefeito João Gomes entrou a chave da cidade ao bom velhinho recomendando um Natal e Fim de Ano de paz e confraternização entre as famílias brejinhenses.

Ainda durante o pronunciamento o gestor municipal destacou que a atual gestão vem realizando o retorno das festividades inseridas no calendário de eventos do município, que nos últimos quatro anos foram esquecidas.

Joãozinho disse ainda que neste ano foram realizadas todas as festas programadas pelo gabinete municipal, a exemplo do Carnabrejo, Festa de Emancipação Política, Dia das Mães, Semana Santa, Desfile Cívico e, para encerrar o ano, a abertura do Encantos do Natal, o Reveillon com banda musical em praça pública e a volta da Festa de Reis, no dia 04 de janeiro.

“Estou fazendo festa com o pagamento do funcionário em dia, o povo de Brejinho voltou a ter o direito de comemorar as datas que fazem parte do calendário de eventos do nosso município. Estamos reformando o Teatro Municipal para que a nossa população volte a ter acesso a cultura e cidadania”, destacou.

De acordo com os organizadores do evento a programação de  “Os encantos do Natal” acontece até o dia 24 de dezembro com a presença do Papai Noel na praça principal da cidade, onde as crianças têm a oportunidades de realizar registros fotográficos ao lado do bom velhinho.

Durante a programação de abertura do evento foram apresentadas duas peças teatrais ao ar livre, “A Magia do Natal”,  e “Vida e Morte de Santa Luzia”.  O encanto e a magia proporcionadas pelas encenações culturais contagiaram crianças, jovens e adultos presentes ao evento.

Durante as apresentações crianças interagiam com os artistas que encenavam no palco ao ar livre.

Os olhos atentos das crianças, encantados com o momento que anuncia o nascimento de Jesus Cristo com a chegada do Natal, levam à memória a lembrança desse momento único que exalta a família e o lugar onde se nasce, reside e trabalha. São realizações assim que fazem florescer no interior de cada cidadão o amor a sua terra e sua gente.

O sucesso da abertura das festividades natalinas levou a população presente ao evento a compartilhar com o prefeito João Gomes a finalização da primeira apresentação cultural, que encenou momentos vividos por uma criança que sonhava conhecer o Papai Noel.

 

O segundo momento do projeto “Encantos do Natal” contou com a apresentação do grupo de teatro Perseverança, da comunidade de Laranjeiras do Abdias, município de São José de Mipibu.

A encenação trouxe uma narrativa sobre a vida e morte de Santa Luzia, uma virgem que resistiu ao casamento e em virtude de sua decisão viveu momentos de perseguições até morrer.

Conta-se que a jovem Luzia pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

Ao pedir um tempo para o discernimento a virgem Luzia foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, a exemplo de Santa Ágeda.

Convicta de sua decisão Luzia vendeu tudo que possuía e deu todo o seu dinheiro aos pobres. Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a Santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra “A Divina Comédia”, que atribuiu a Santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

O conteúdo narrativo da encenação da Vida e Morte de Santa Luzia prendeu a atenção da população, que apesar do adiantar da hora permaneceu a assistir a peça até o último ato.

Político que emergiu da ausência de um líder que pudesse interpretar o verdadeiro sentimento do povo mais humilde de Brejinho, João Gomes ousou no momento em que aceitou a convocação popular para lutar por melhorias para o povo da sua terra.

Eleito vereador nos anos de 1988, 1992, e 1996, sendo por três vezes presidente da Câmara Municipal, no ano de 2000 foi eleito vice-prefeito, em 2004 foi convocado para disputar o seu primeiro mandato de prefeito, obtendo uma votação esmagadora, sendo reeleito no ano de 2008 e, em 2016, voltou a repetir a proeza eleitoral, sendo eleito com maioria folgada para o exercício do seu terceiro mandato de prefeito.

Esse é o perfil de um político simples que pensa como pensa o seu povo, e por esse povo vem fazendo inovações na gestão pública de Brejinho, priorizando sempre o que acredita ser o melhor para sua gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo