CIDADES DA GRANDE NATAL ESTÃO INUNDADAS COM AS CHUVAS DESTE SÁBADO

Cidades localizadas na região da Grande Natal estão completamente inundadas com o volume das águas das chuvas que estão caindo desde a madrugada deste sábado(17). Na cidade de Parnamirim nem o Cemitério Municipal ficou livre da calamidade.

Na cidade de São José de Mipibu, distante 30 km da capital, o prefeito Arlindo Dantas amanheceu o dia coordenando ações para conter a invasão das águas nas áreas habitadas da cidade.

No exercício do primeiro mandato de prefeito no período de 1997 a 2000 Arlindo enfrentou o desafiou de drenar as águias que durante o inverno inundavam a avenida Olavo Feliciano, principal entrada da cidade, impossibilitando a acessibilidade e o desenvolvimento de atividades comerciais e empresarias no entorno daquela área.

Após resolver o problema que parecia não ter solução, nas gestões seguintes o prefeito que recebeu o apelido de “prefeito pé de obra” transformou o que anteriormente era chamado de “piscinão” na principal via de acesso ao centro da cidade, favorecendo o surgimento de novos negócios como lojas de comercialização de peças para automóveis e indústria de beneficiamento de coco, além da construção de uma praça que remete a primeira atividade econômico do município, o beneficiamento da cana-de-açúcar.

Na invernada do ano de 2013 o prefeito Arlindo Dantas se deparou com o caos que se instalou na avenida Avelino Dantas, onde um condomínio recém inaugurado foi invadido pelas águas das chuvas que transbordaram de uma lagoa de captação construída pelo setor de engenharia do Exército, que não conteve o volume das águas derivadas dos bairros Tancredo Neves, Pau Brasil e Bairro Novo.

Na tentativa de acabar com a aflição dos moradores do entorno daquela área o prefeito adentrou a noite daquela invernada monitorando o trabalho de abertura de canais de emergência para retirar as águas que ameaçavam derrubar dezenas de residências.

Amenizada a situação o prefeito Arlindo Dantas determinado em conter a possibilidade do surgimento de mais inundações na área do entorno da lagoa de captação das águas das chuvas construída pelo Denit, ousou em construir uma nova lagoa de captação. Para realizar esse feito que onerou o município o chefe do Executivo determinou o corte de gastos supérfluos em todos os órgãos da administração, direcionando recursos para a obra que passou a escoar todo o volume das águas das chuvas que ocupam as lagoas receptoras para uma área totalmente sem riscos de inundações, fazendo a transposição de todo o volume das águas armazenadas, utilizando uma bomba de 50 HP, com  capacidade de jogar na tubulação 400 mil litros de águas por hora, o que corresponde a quantidade de águas transportada por  40 caminhões pipa.

Na madrugada deste sábado São José de Mipibu recebeu o equivalente a 200 milímetro de águas em apenas duas horas de intensa chuva, maior incidência pluviométrica dese o ano de 2013, quando chegou ao patamar de 180 milímetros de lâmina de água.

Para resolver o problema de imediato o prefeito acionou a Caern, que vai instalar duas bombas de sucção para desviar as águas acumuladas nas lagoas de estabilização. Vão ser acoplados as bombas 400 metro de tubulação para reforçar na drenagem das águas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo