GOVERNADORA PRESTIGIA FEIRA DE NEGÓCIOS, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM CAICÓ

A Governadora Fástima Bezera esteve neste sábado(15), em Caicó para a 1ª edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI), que aconteceu na Ilha de Sant’Ana, nos dias 14 e 15, com mais de 100 estandes montados para receber os participantes.

“Nós decidimos começar pelo Seridó, que se destaca em diferentes setores da economia desde o tradicional artesanato, às indústrias têxtil e de lacticínios, além da força do setor de serviços. Fiquei muito feliz com o que vi, a feira mostrou a união da comunidade acadêmica, com a iniciativa privada e o Governo do Estado, trabalhando juntos para o desenvolvimento com sustentabilidade no Rio Grande do Norte”, enfatizou a governadora, destacando a importância da criação de espaços como este, de conexões, aproximando a academia e setor produtivo em prol do desenvolvimento do Estado.

A iniciativa é idealizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL) e, para esta edição, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caicó.

A FENECITI traz um conceito novo de negócios para o Rio Grande do Norte, aproximando a universidade, com a ciência e a tecnologia, do setor empresarial potiguar. O potencial da região do Seridó é conhecido tradicionalmente nas áreas têxtil, alimentícia, de mineração e de energia renovável.

A tradição também esteve representada na feira com a presença maciça de produtores locais e do trabalho realizado nas universidades e institutos federais que ajudam a manter vivas algumas das tradições da região. É o caso do trabalho dos alunos do IFRN de Currais Novos, que trouxeram uma amostra do que é produzido na Usina de Laticínios do Campus de Currais Novos, uma variedade de queijos, iogurtes e doces de leite.

Fátima lembrou da ação do Governo do Estado com o investimento de R$ 23 milhões nas queijeiras do Seridó por meio do programa Governo Cidadão, promovendo o fortalecimento e expansão da indústria de laticínios seridoense.

Já no estande do IFRN de Caicó, o curso de design de moda expôs o projeto de extensão que fabrica uma linha de roupas exclusivas para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. As peças auxiliam quem utiliza cadeira de rodas para se locomover.

Durante os dois dias de evento foram feitas apresentações sobre a Nota Potiguar (Secretaria de Tributação) e programas de incentivo aos negócios (Sedec), além da oferta de serviços de regularização fundiária (Cehab), entrega de concessões de microcrédito (AGN) e negociação de débitos junto a Caern e informações sobre segurança de produtos (IPEM-RN).

Outras duas edições da FENECITI estão previstas para acontecer em diferentes regiões do estado. Paralela à feira, a programação cultural contou com shows e apresentações de bandas locais.

A FENECITI contou com apoio do Sebrae, IFRN, UFRN, UnP e ITEP e patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste, Prefeitura de Caicó, Fiern, Fecomércio RN, Potigás, IPEM, Caern, Jucern, Cimento Mizu, Coca-Cola e Café Santa Clara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo