CENÁRIO POLÍTICO DO MOMENTO FAVORECE ATUAIS VEREADORES DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Imagem: Arquivo

Apesar da mudança na regra do jogo eleitoral com o fim das coligações partidárias na chapa proporcional, ou seja, para vereadores, em São José de Mipibu as dificuldades não são muitas para a renovação dos mandatos dos atuais ocupantes de 11 das 13 cadeiras na Câmara Municipal.

São José de Mipibu tem eleitores suficientes para eleger duas vezes a quantidade de vereadores existentes na atual legislatura, principalmente os representantes do povo mipibuense ligados ao sistema, uma vez que duas vagas vão estar em aberto com a saída de Joelmo Teles para compor chapa de vice-prefeito com Zé Figueiredo, e Márcio Freire, que por motivos pessoais migrou para a oposição. As duas cadeiras deixadas vazias na base da situação deixam confortáveis os demais 10 vereadores (Simone Gomes, Verônica Senra, Dalmo Pereira, Caboclinho, Crisóstomo Barbosa, Jean Nerino, Jota Veras, Janiel Lima, Anaciara e Zé Lúcio) ligados ao vice-prefeito Zé Figueiredo, principalmente os que gozam de prestígio político nas comunidades rurais.

Com uma nominata de pré-candidatos com contracheque eleitoral acima de 600 votos, dificilmente a situação deixará de renovar um dos seus mandatos. Romper a barreira dos dez eleitos não vai ser fácil. O novato que possa chegar lá vai ter que ocupar uma das duas cadeiras deixadas por Joelmo Teles e Márcio Freire.

Na oposição, a situação parece ser favorável para os pré-candidatos Daniel Ferreira e Kericles Júnior, filhos da ex-prefeita Norma Ferreira e do ex-vereador Kerinho Alves, respectivamente. O fato de Norma e Kerinho disputarem isoladamente o mandato de prefeito pode influenciar positivamente nas futuras votações dos filhos Daniel e Kéricles júnior.

Daniel e Kericles Júnior são de partidos diferentes, fato que sinaliza a necessidade da construção de nominatas individuais bem fortalecidas eleitoralmente para que ninguém fique no meio do caminho.

A ex-vereadora Kélia Serafim e o vereador Márcio Freire, que atualmente acompanham a pré-candidata Norma Ferreira, também são nomes de referência na oposição.

A possibilidade de surgir um terceiro vitorioso na oposição – de acordo com alguns observadores do cenário político local – vai depender da nominata que está sendo construída pelo PSL, partido que vem crescendo no município e que tem o tenente Mauro César como pré-candidato a prefeito. Mauro Cesar, que de inexperiente não tem nada, está se saindo muito bem nas redes sociais, importante palco eletrônico para as eleições municipais de 15 de novembro, com a chegada da pandemia do Covid-19.

A campanha propriamente dita ainda não começou, porém muita coisa ainda pode acontecer, mesmo assim dificilmente algo possa atrapalhar os planos dos atuais 10 mandatários da situação, assim observam analistas políticos de plantão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo