DIA DO COMERCIANTE É COMEMORADO NESTA QUINTA-FEIRA, 16 DE JULHO

O dia 16 de julho é reservado ao Dia do Comerciante. Para homenagear todos esses promotores do desenvolvimento em suas regiões, destacamos o supermercadista Cícero Damasco Dias, proprietário da empresa Comercial Padre Cícero, com sede na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal e Agreste potiguar.

Cícero Dias, como é mais conhecido, tem raízes de família na cidade de Goianinha, onde perdeu o pai ainda criança, guardando na lembrança apenas os momentos vividos com sua mãe Dona Antônia e os irmãos: Geraldo(falecido), Manoel Dias, Antonio, Nativa, Eunice, Preta, Cleide,Elza, Silvia, Alba, Maria (falecida)  e Pedro.

Com as limitações da família, que sobrevivia de um pequeno comércio nas imediações da cidade de Goianinha, os filhos mais velhos de Dona Antonia, Manoel e Antonio Dias Filho, deixaram a cidade Natal indo fixar residência em São José de Mipibu, em busca de oportunidade de trabalho no comércio daquela cidade, para complementar a renda familiar.

Cícero Dias, sendo o caçula da família, ficou na guarda da mãe e da irmã Nativa, até que a convite de uma irmã foi morar da cidade de Macau e posteriormente em Natal, na Casa do Estudante, e mais tarde foi para a companhia do irmão Pedro Dias, que havia adquirido uma casa na localidade Barro Vermelho, em Natal. Na capital, Cícero continuou estudando em escola pública, concluindo o segundo grau no Atheneu, época em que se distanciou dos estudos para ingressar na Aeronáutica, tirando o seu tempo de militar na Polícia da Aeronáutica – PA, com base na Barreira do Inferno, em Natal.

Depois de se licenciar do serviço militar Cícero Dias foi convidado pelo irmão Antonio Dias Filho, já comerciante em ascensão em São José de Mipibu, para exercer a tarefa de entregador de pães em uma kombi, abastecendo as pequenas mercearias nas comunidades do município.

Vendo a determinação do irmão caçula, Antonio Dias o confiou o gerenciamento de um pequeno mercadinho que, em pouco tempo, se tornou  um destacado comércio de secos e molhados.

Casado com Sandra Carvalho, com quem teve três filhos: Kássia, Kaio e Jéssica, Cícero deixa a sociedade com o irmão Antonio Dias e inicia a sua primeira atividade comercial, o Supermercado Padre Cícero, onde prosperou proporcionando uma vida mais confortável para sua família, encaminhando os filhos para uma vida menos difícil. A primogênita Kássia Dias, com formação em Odontologia,concluiu doutorado em implante dentário na cidade de São Paulo; Kaio Dias, o caçula, tem graduação em Administração de Empresas. Jéssica, a filha do meio abraçou o estudo do Direito.

Após ter passado 35 anos ausente do banco escolar, livre das dificuldades que o acompanharam no início da sua vida e incentivado pelos filhos e esposa, Cícero Dias retornou aos estudos conseguindo graduação no curso Gestão Comercial, pela Universidade Potiguar – UNP.

Porém, foi no início dos anos 70 que o jovem egresso da cidade de Goianinha, também na região Agreste do estado, abriu as portas do seu primeiro empreendimento comercial, juntamente com o irmão Antonio Dias Filho, o “Comércio Indústria Mipibuense”, que deu espaço ao agora Comercial Padre Cícero.

Portanto, neste dia e em nome do  empreendedor Cícero Dias, homenageio todos os comerciantes, esses agentes impulsionadores do desenvolvimento econômico nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo