O final de semana foi de intensa fiscalização na orla de Natal no intuito de inibir ações de desrespeito ao decreto municipal da Prefeitura, que determina a retomada gradual da economia sob critérios de segurança sanitária, para evitar a propagação do coronavírus.
As medidas coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) aliada as forças de segurança do Estado evitaram as aglomerações nas praias, reforçaram o uso de máscaras de proteção e outras medidas de prevenção.
Durante as fiscalizações, guardas municipais, agentes da defesa civil, policiais militares e civis, entre outros agentes públicos abordaram pessoas que estavam sem máscaras de proteção, que receberam informações sobre o uso obrigatório e doação do equipamento de proteção. Pequenas aglomerações foram registradas no decorrer da fiscalização, a exemplo de jogos de futebol na beira mar, porém os agentes conversaram com as pessoas e finalizaram as aglomerações.
Um bar também foi autuado pela fiscalização por se encontrar comercializando bebida alcoólica, o que é proibido. Outra ação se deu no bairro de Mãe Luíza, onde guardas municipais e policiais militares abordaram pessoas que estavam realizando uma festa com uso de som e consumo de bebida alcoólica na rua.
De acordo com a secretária da Semdes, Mônica Santos, a integração das forças da Prefeitura do Natal e do Estado possibilitaram o cumprimento dos decretos e evitaram em toda a extensão da orla da capital (de Redinha a Ponta Negra) que ações danosas a saúde pública voltassem a se repetir.
A secretária lembrou que o trabalho intenso de fiscalização vai continuar durante toda esta semana e no decorrer da validade dos decretos. “Pedimos que as pessoas ajudem a combater esse vírus, pois juntos poderemos alcança êxito. Quanto as fiscalizações, vão continuar com os mesmos reforços desse final de semana”, alertou Mônica Santos.
O trabalho integrado também contou com a instalação de duas delegacias móveis ao longo da orla, utilização de quadriciclos e motocicletas na faixa de areia e uniu a Guarda Municipal do Natal (GMN), Defesa Civil, STTU, Semurb, Semsur, Procon, Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar e Civil numa grande operação em prol da saúde pública.